Taubaté celebra memória da 1ª vítima de feminicídio da cidade

Desde a morte “Santinha de Taubaté”, as pessoas fazem peregrinação ao túmulo onde está enterrada e relatam graças que teria sido alcançadas por ela

Escrito por: Meon Redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

A Prefeitura de Taubaté promove na quinta-feira (9) uma programação sobre Olga Guedes Tavares, a “Santinha de Taubaté”.

Em 9 de dezembro de 1931, quanto tinha 19 anos, a jovem foi vítima de um crime passional, o primeiro do tipo na cidade e que causou grande comoção popular.

No dia em que se matriculou no antigo “curso normal”, Olga conheceu Araife Davi, que se apaixonou por ela. Diante da recusa do namoro, ele a matou numa emboscada, com três tiros. O corpo dela está sepultado no Convento de Santa Clara, em Taubaté.

A partir de então, surgiu um grande fenômeno de peregrinações espontâneas ao túmulo 156 do cemitério da Ordem Terceira e um grande número de relatos de graças alcançadas por intercessão de Olga Guedes.

A agenda especial promovida pela Secretaria de Cultura tem o objetivo resgatar a história de Olga Guedes ao contexto dos crimes de feminicídio.

Confira horários dos eventos nesta quinta-feira (9):

8h – Missa em intenção de Olga Guedes Tavares – Catedral de São Francisco das Chagas de Taubaté;

10h – Lançamento do catálogo virtual “Olga Guedes Tavares: 1931/2021-90 anos”, no site da Prefeitura Municipal de Taubaté;

14h – Apresentação Musical do “Quarteto de Cordas” do Centro Cultural Toninho Mendes, no túmulo de Olga Guedes Tavares – Cemitério Venerável Ordem Terceira, túmulo 156, Santa Clara;

17h – Transmissão da LIVE “O Caso Olga e o Feminicídio”, nas redes sociais da Secretaria de Cultura de Taubaté;

19h – Exibição do filme “Cravos Vermelhos – A história de Olga”, realizado em 2015 – Sala de Cinema Benedito Dias, no Centro Cultural Municipal Toninho Mendes;

21h – Lançamento da Minissérie “Cravos Vermelhos” realizada em 1997, pelo Youtube. (Exibição também será feita nos dias 10, 11 e 12, às 21h).

Tags:CulturadestaquerotativoPublicado em: