Delegado diz que Seccional de Guará está igual PS, só investiga caso grave
Delegado reclama de falta de pessoal nas delegacias; SSP nega déficit


Delegacia seccional de Guará; déficit de policiais prejudica atendimento
Reprodução/Google Maps
O delegado seccional de Guaratinguetá, Márcio Marques Ramalho, levantou essa semana uma discussão sobre o déficit de policiais civis na região. Segundo ele, a falta de pessoal afeta o atendimento à população e obriga as equipes de investigação a priorizarem os casos mais graves.
A seccional responde pelas cidades de Guaratinguetá, Aparecida, Cunha, Roseira, Cachoeira Paulista, Lorena, Canas, Piquete, Potim e Roseira.
Segundo Ramalho, a região conta hoje com 23 delegados, mas o ideal seria de 30 a 35 para cobrir as delegacias e os plantões policiais. O quadro de investigadores e escrivães também estaria desfalcado. “Hoje trabalhamos com ¼ dos escrivães”, disse.
Além de sobrecarregar os policiais, Ramalho afirma que o déficit afeta diretamente o atendimento ao cidadão. “Temos que trabalhar como um pronto-socorro, damos prioridade aos casos mais graves”, disse.
As delegacias fazem o atendimento e registro de todas as ocorrências criminais, condução dos inquéritos, investigação, oitivas (depoimento de testemunhas), indiciamentos e cumprem mandados judiciais, entre outros.
Segundo o Sindpesp, sindicato que representa os delegados, em todo o Estado há um déficit de 11.435 na Polícia Civil. Entre os cargos vagos, 574 seriam de delegado, 2.070 de escrivães e 2.447 de investigador.
Apoio
Na última sexta-feira, o Sindpesp divulgou uma nota de apoio ao delegado seccional de Guaratinguetá e em repúdio à SSP.
“O governador deveria agradecer por mostrarmos a realidade, que muitas vezes é mascarada por seus assessores. É no Estado inteiro, todas as regiões passam por esse processo de sucateamento”, disse a presidente do sindicato, Raquel Kobashi Gallinati.
Segundo ela, outro fator que contribui para o sucateamento da Polícia Civil é a defasagem salarial. “Os delegados estão há cinco anos sem receber reajustes”, disse.
A entidade elaborou um ranking nacional com salário de delegados de todos os estados brasileiros; São Paulo aparece em última posição, com 10.184.
SSP
A SSP (Secretaria de Segurança Pública) negou que haja déficit na região de Guará e informou que todos os crimes registrados pelas delegacias subordinadas à Seccional são investigados.
Segundo a assessoria de imprensa da pasta, a seccional conta com 214 policiais civis, distribuídos pelas delegacias da região.
A SSP informou ainda que este ano foram 44 enviados novos policiais para a região do Vale. Outros 1.105 agentes estão em período de formação na Academia de Polícia e reforçarão o policiamento após a conclusão do curso. Um novo concurso será realizado para preencher 2.750 vagas da Polícia Civil.
Posts Relacionados

PM captura seis procurados pela Justiça em menos de 10 horas na região do 23º BPM/I

Força Tática prende traficante reincidente com mais de 300 porções de drogas em Guaratinguetá

Dupla Bruno & Marrone se apresenta neste sábado (24)em São José dos Campos
