Times da região já conhecem os adversários da Copinha

Corinthians, Internacional e Coritiba são as atrações entre os visitantes

Escrito por: Valtencir Vicente4 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Os quatro times da região já conhecem os seus adversário da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Corinthians, o Internacional e o Coritiba serão respectivamente as atrações em Taubaté, São José dos Campos e Guaratinguetá. Como representante paulista na cidade de Itararé, o Guaratinguetá não enfrentará nenhum dos grandes.

No Martins Pereira, o Palmeiras enfrentando Estanciano na Copinha de janeiro deste ano (Foto: Tião Martins/PMSJC)

No Martins Pereira, o Palmeiras enfrentando Estanciano na Copinha de janeiro deste ano

Tião Martins/PMSJC

Os grupos da 48ª edição do torneio foram divulgados nesta quinta-feira pela Federação Paulista de Futebol. Como já havia sido anunciado aqui no Jogando Juntos, a novidade regional é a cidade de Guaratinguetá voltando ao torneio com o estádio Dario Rodrigues Leite. Assim, o Manthiqueira teve confirmada a sua primeira participação, recebendo o Coritiba, o Boavista (RJ) e o Itabaiana (SE).

O Taubaté certamente terá o estádio Joaquim de Morais Filho lotado. Um dos adversários será o Corinthians, de um grupo que também contará com o Pinheiro (MA) e o Operário de Campo Grande (MS). Na edição deste ano, o Bahia, o Sabiá (MA) e o Desportivo Aliança (AL) foram os visitantes.

O Taubaté vencendo o Bahia e terminando em primeiro (Foto: Bruno Castilho/EC Taubaté)

O Taubaté vencendo o Bahia e terminando em primeiro

Bruno Castilho/EC Taubaté

Em São José dos Campos, no estádio Martins Pereira, o representante da cidade já estava confirmado e será novamente o São José dos Campos Futebol Clube, que tem nas categorias de base o projeto Atleta Cidadão, da Prefeitura. Os adversários da vez serão o Internacional de Porto Alegre, o Aimoré de São Leopoldo (RS) e o Mogi Mirim. No torneio deste ano, vieram o Palmeiras, o Sampaio Corrêa (MA) e o Estanciano (SE).

O São José dos Campos estreando contra o Sampaio Corrêa (Foto: Tião Martins/PMSJC)

O São José dos Campos estreando contra o Sampaio Corrêa

Tião Martins/PMSJC

O Guaratinguetá ainda não voltou à cidade sede, mas novamente será o time paulista de outro grupo. Em Itararé, enfrentará o Londrina (PR), o Juventude (RS) e o Estanciano (SE). Nesta temporada, em janeiro, teve a cidade de Porto Ferreira como sede, onde os concorrentes foram o Joinville (SC), o Ceará e o CS Paraibano (PB).

Apresentação

A Federação Paulista de Futebol ainda não divulgou o regulamento da competição. A quantidade de segundos colocados de grupos que também avançarão à segunda fase é uma das informações esperadas.

No site da entidade, a apresentação surgiu no seguinte texto:

Vai começar a maior festa de futebol do país! A 48ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior e mais tradicional competição de base do Brasil, terá 30 sedes, 120 clubes e uma grande novidade: mais substituições permitidas durante a partida.

A Copinha, como é carinhosamente conhecida a Copa São Paulo, começará em 3 de janeiro e encerrará na grande decisão no dia 25 de janeiro, no estádio do Pacaembu. O torneio, vitrine e celeiro de craques, é o mais democrático do país, com a participação de clubes de 26 Estados.

Dentro de campo, a principal novidade é a substituição de atletas. Cada clube poderá trocar até 6 jogadores por partida.

O regulamento específico da competição prevê que cada clube faça as seis alterações em, no máximo, 3 atos. Assim, a novidade não irá aumentar o tempo total de bola parada.

Esta medida foi adotada pela FPF após conversas com profissionais de categorias de base e com o MFFB (Movimento de Formação do Futebol Brasileiro), que reúne alguns dos principais clubes do país.

Além de abrir portas para que mais jogadores sejam avaliados, a FPF levou em consideração a questão física dos atletas, já que a competição é realizada em curto espaço de tempo.

O convidado estrangeiro desta edição da Copinha será o Pérolas Negras, do Haiti, país que foi castigado por um furacão neste ano. Em 2016, a passagem do Pérolas Negras pela Rua Javari, onde disputou as três partidas, encheu o estádio e aproximou os haitianos dos brasileiros.

Veja, no arquivo anexado (no site www.fpf.org.br), os grupos, as 30 sedes paulistas e os 120 clubes que formam a 48ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Publicado em: