Tribunal de Contas desaprova contas de cinco cidades da RMVale
TCESP criou um site para disponibilizar os pareceres das contas municipais


TCESP criou um site para disponibilizar os pareceres das contas municipais
Reprodução/Infosite Pareceres
Ao menos cinco das 39 cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) tiveram as contas desaprovadas pelo TCESP (Tribunal da Contas do Estado de São Paulo). Segundo o órgão, as prefeituras de Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, Potim, Areias e São José do Barreiros, tiveram algum tipo de problema no gasto público.
As decisões das cinco cidades e outras dos demais municípios da RMVale estão disponíveis no Infosite Pareceres, criado pelo TCE para “tornar mais acessível à sociedade os pareceres emitidos pelo colegiado sobre as contas das prefeituras paulistas”, informa o órgão em nota.
O parecer desfavorável a Monteiro Lobato, por exemplo, aconteceu devido a aplicação de 94,94% do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O repasse deve ser entre 95% e 100%.
São Bento do Sapucaí apresentou índice de -9,23% na execução orçamentária, ou seja, gastou mais do que recebeu. A receita da cidade foi R$ 26,80 milhões e despesa R$ 29,27 milhões.
Além de um déficit de -6,27% na execução orçamentária, Potim gastou além do permitido com pessoal e apresentou porcentagem de 60,04%. O máximo permitido é 54%.
Assim como Monteiro Lobato, Areias também não aplicou o mínimo necessário do Fundeb e registrou 94,20% no índice. A cidade também excedeu o gasto com pessoal (54,28%).
Já a desaprovação de contas de São José do Barreiro aconteceu devido a precatórios, considerados irregulares pelo tribunal.
As contas de Guaratinguetá ainda estão em exame, os gastos de outras 15 cidades da RMVale ainda estão passíveis de reexame e 18 municípios da região receberam pareceres favoráveis do TCE.
Infosite Pareceres
A ferramenta foi desenvolvida pelo DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), em conjunto com os DSF I e II (Departamentos de Supervisão da Fiscalização) e a SDG (Secretaria-Diretoria Geral). Para ter acesso às informações, o usuário deve clicar com o mouse sobre o município escolhido no mapa de São Paulo.
Na sequência, aparecerão dados sobre quatro situações relativas às contas das prefeituras: pareceres emitidos (favorável ou desfavorável), demonstrativos que ainda estão em exame e contas julgadas que estão passíveis de reexame em plenário.
Em cada cidade, além de fornecer a situação das contas municipais frente ao TCE, também são disponibilizados dados do município -nome do prefeito, percentual de aplicação na Educação e na Saúde, totalidade das despesas efetuadas com pessoal, e valores e percentuais de déficit ou o superávit orçamentário.
Para a Presidente do TCE, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, o desenvolvimento da nova funcionalidade é um fomento para que os cidadãos participem da fiscalização dos recursos em seus municípios. “O Infosite vem ao encontro dos anseios da sociedade, que clama pela transparência da gestão pública e o acesso à informação”, considerou.
Posts Relacionados

Patrulha Maria da Penha detém motorista embriagada após colisão na contramão no Jardim Ismênia em SJC

Taubaté estreia no Circuito Sesc de Corridas com provas de 6 km e 10 km

Núcleo urbano do Capão Grosso obtém matrícula de regularização
