Turismo com sotaque caipira

Produtores se organizam para gerar renda com turismo rural na RMVale

Escrito por: João Pedro Teles3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20150424_turismorural

Vista aérea do Festival da Truta, organizado na zona rural de Guaratinguetá

Divulgação

Ar puro, contato direto com a natureza e toda a tranquilidade – ou adrenalina—que ela pode oferecer. A poucas horas dos centros urbanos da região, propriedades rurais do Vale do Paraíba podem ser verdadeiros oásis de equilíbrio para quem quer dar uma pausa na correria cotidiana

A viagem, que é um resgate também às tradições culturais das comunidades rurais da região, tem sido uma opção cada vez mais conveniente para os turistas da RMVale. Isso porque os empresários do setor de agro negócio estão despertando o interesse para o potencial do turismo rural, uma das modalidades que mais cresce no país.

Atualmente o Brasil é o 4º colocado no ranking mundial do turismo rural, atrás apenas de Espanha, Portugal e Argentina. Na região, as potencialidades são enormes. Os destinos vão do turismo de aventura às opções mais tranquilas, passando pelas atrações gastronômicas e culturais. Com a alta do dólar e a instabilidade econômica no país, a tendência é que cada vez mais famílias optem pelos passeios mais próximos de casa.

“A crise pode sim impulsionar o turismo rural da região já que tratam-se de destinos mais baratos e mais próximos. Atualmente estamos vivendo um momento de profissionalização, onde os donos de propriedade passaram a investir de verdade em qualificação e em infraestrutura para hospedar melhor os turistas. Isso faz toda a diferença”, afirma Anderson Henrique Solcia, professor do curso de Turismo Rural do Senac Guaratinguetá.

O investimento também representa alternativa de renda para a população local, fato que, de acordo com o professor, ajuda a brecar o êxodo rural, comum entre os moradores da roça.

“A atividade agrega valor à propriedade, cria uma fonte de renda para os moradores do campo e ainda promove o resgate da cultura local e a valorização do patrimônio histórico”, explica o professor.

Carona
Outra estratégia do turismo rural da região é pegar carona com outras atividades turísticas mais conhecidas na RMVale. Em Guaratinguetá, por exemplo, a zona rural tem se aproveitado do movimento do turismo religioso para aumentar o número de visitantes.

“Os turistas que vêm para Aparecida que visitam a casa de Frei Galvão acabam passando um dia ou o fim de semana na zona rural de Guará. Há um ano estamos nos estruturando para oferecer mais atrativos e receber os turistas com mais conforto e comodidade”, afirma o presidente da Associação de Amigos do Gomeral, Rogério Rabelo.

A associação, que reúne donos de propriedades do bairro rural, foi criada há pouco mais de um ano para fomentar o turismo local. O grupo promove cursos de qualificação e, em 2014, ficou responsável por organizar o 11º Festival da Truta, que até sua 10ª edição era realizado pela prefeitura.

“Os donos das diferentes propriedades têm se atentado também para a importância do associativismo. Estão entendendo que não são concorrentes, muito pelo contrário. Quando conseguimos nos organizar como associação, aumentamos nossa representatividade, melhoramos os serviços e os benefícios virão para todos”, explica.

Publicado em: