2ª Semana de Prevenção às Deficiências termina nesta sexta (29)
Até sexta-feira (29) será realizada a 2ª Semana de Prevenção às Deficiências, em Caraguatatuba. O objetivo é informar a população sobre os cuidados que devem ser adotados no dia-a-dia para evitar acidentes domésticos, no trânsito, antes ou durante ou depois da gestação.

Até sexta-feira (29) será realizada a 2ª Semana de Prevenção às Deficiências, em Caraguatatuba. O objetivo é informar a população sobre os cuidados que devem ser adotados no dia-a-dia para evitar acidentes domésticos, no trânsito, antes ou durante ou depois da gestação.
Dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 23,91% da população apresentam deficiência e/ou limitações que comprometem a funcionalidade. Medidas de prevenção poderiam evitar 70% dessas deficiências.
De acordo com a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, “cerca de 98% dos acidentes de trânsito, por exemplo, são causados por negligência humana e estão associados, principalmente, ao uso de celular na direção”.
Este ano, o evento terá atividades em pontos distintos – Escolas Municipais; Praça Jorge de Castro, no Travessão; no auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Centro; Praça em frente à EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga; e na praça Dr. Cândido Mota, Centro.
Em cada um dos locais serão feitos a verificação da pressão arterial, teste de glicose, medição do IMC (Índice de Massa Corporal), avaliação da acuidade visual, orientações sobre deficiência auditiva/distúrbios de comportamento, sobre conduta na ecoterapia, apresentações de dança e música, tai chi chuan.
Integrantes da Cia Popatapataio de Teatro também participam, abordando pedestres e motoristas, por meio de esquetes, que mostram situações diárias que podem acarretar acidentes e, consequentemente, lesões ou sequelas permanentes, e como evitá-las.
Haverá apresentação da maquete de uma casa segura que permite que o cidadão visualize as ciladas que geram acidentes, principalmente com crianças e idosos, como a disposição inadequada de móveis, tapetes, instalações elétricas incorretas, entre outras.
PROGRAMAÇÃO
De 25 a 29/8
Atividades Internas – exibição de vídeo e debates sobre prevenção, nas unidades escolares municipais com alunos e professores;
27/8 (quarta-feira)
9h às 12h – atividades na Praça Jorge de Castro, no bairro Travessão;
18h30 – apresentação do Coral Chorus Vocalis formado por alunos das escolas Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá) e Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas), no Auditório da Fundacc, Rua Santa Cruz, 396;
19h – palestra sobre Transtorno do Espectro Autista, com a psicóloga Maria Elisa Granchi Fonseca, mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos, com formação em Comunicação e Autismo pelo Centro Teacch de Asheville/North Carolina (EUA), no Auditório da Fundacc, Rua Santa Cruz, 396;
28/8 (quinta-feira)
9h às 12h – atividades na Praça em frente à EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga;
29/8 (sexta-feira)
9h às 12h – atividades na Praça Dr. Cândido Mota, Centro.
Posts Relacionados

Chuvas em setembro aumenta em 30% o serviço de tapa-buracos

HM recebe classificação A+ da Sociedade Brasileira de Ortopedia

Sete procurados pela Justiça são capturados em menos de seis horas no Vale do Paraíba
