3º Guararema Jazz & Blues Festival começa nesta quinta-feira (4)

Evento é gratuito e terá programação durante todo o dia; veja atrações

Escrito por: Rubens Baracho3 min de leitura
fed97525-32e3-4ede-9d1d-63a0e57daa97

A Estância Turística de Guararema dá início nesta quinta-feira (4) à terceira edição do Guararema Jazz & Blues Festival, considerado um dos principais eventos do gênero no Estado de São Paulo. Com entrada gratuita, o festival segue até domingo (7) e reúne 35 apresentações nacionais e internacionais espalhadas por dois palcos instalados na região central da cidade.

A edição de 2026 é a maior já realizada e promete transformar Guararema em um grande palco a céu aberto durante o feriado prolongado de Corpus Christi. A programação inclui shows de jazz, blues, soul, funk e música instrumental, além de atrações infantis, apresentações itinerantes inspiradas na tradicional cena musical de New Orleans e experiências culturais para toda a família.

O primeiro dia do festival terá atividades desde as 9h. A abertura acontece no Palco Deoclésia, no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, com a atividade inédita “Pilates Jazz”, conduzida por Nicole Bernardo ao som do clássico álbum “Kind of Blue”, de Miles Davis.

Ao meio-dia, o público infantil poderá acompanhar o espetáculo “Receita de um Homem Banda”, apresentado pelo artista Zero Beto.

Durante a tarde, artistas da cidade ganham espaço na programação. O guitarrista Jorge Ervolini sobe ao palco às 13h30 com um repertório que mistura jazz contemporâneo, música brasileira e composições autorais. Já no Recanto do Américo, o tradicional Pau D’Alho, o músico guararemense Renato Firmino apresenta o show “Blues Session” a partir das 15h.

Outro destaque da programação é a apresentação da Liquidus Ambiento e Orquestra, marcada para as 17h. O espetáculo reúne elementos de jazz, música eletrônica, afro funk, dub e hip hop em uma experiência sonora inovadora.

Às 18h, a Orleans Street Jazz Band leva a atmosfera das ruas de New Orleans para o festival, com uma apresentação itinerante que promove interação direta com o público.

Ainda no início da noite, a cantora guararemense Anna Luisa sobe ao palco com o espetáculo “De Ella à Elis”, que presta homenagem a grandes vozes da música nacional e internacional. O show contará com participação especial do cantor Washington Soul.

Atrações internacionais são destaque da noite

A programação ganha destaque internacional a partir das 19h30, quando a cantora norte-americana Iretta Sanders sobe ao Palco Pau D’Alho. Nascida no Mississippi, berço do blues, a artista é reconhecida por manter viva a tradição musical do sul dos Estados Unidos e traz ao festival um repertório que combina clássicos do gênero e músicas autorais.

Encerrando a primeira noite do evento, às 21h30, a banda canadense The Brooks promete animar o público com uma mistura envolvente de funk, soul, jazz e R&B. Formado por músicos experientes, o grupo é considerado uma das referências da cena contemporânea desses estilos musicais.

Programação de quinta-feira (4)

📍 Palco Deoclésia

  • 9h – Pilates Jazz com Nicole Bernardo
  • 12h – Zero Beto
  • 13h30 – Jorge Ervolini
  • 18h30 – Anna Luisa e Quinteto

📍 Palco Pau D’Alho

  • 15h – Renato Firmino (Blues Session)
  • 17h – Liquidus Ambiento e Orquestra
  • 18h – Orleans Street Jazz Band
  • 19h30 – Iretta Sanders (Estados Unidos)
  • 21h30 – The Brooks (Canadá)

Estrutura e turismo

Além dos shows, o festival contará com espaços gastronômicos, venda de souvenirs oficiais e atrações culturais que complementam a experiência dos visitantes. O evento também oferece uma oportunidade para turistas conhecerem os principais pontos turísticos de Guararema durante o feriado.

Realizado pela Prefeitura de Guararema, o festival conta com apoio cultural do Sesc, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Ministério do Turismo.

O 3º Guararema Jazz & Blues Festival segue até domingo (7), com entrada gratuita e programação voltada para públicos de todas as idades.

Foto: Divulgação

Tags:Culturaguararemavale do paraíbaPublicado em: