Ameaçada de extinção, toninha é encontrada morta em Caraguatatuba

Animal ficou preso em uma rede de pesca, na praia do Massaguaçú

Escrito por: Meon Redação1 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Um golfinho, da espécie toninha (Pontoporia blainvillei), foi encontrado morto na Praia do Massaguaçú em Caraguatatuba. O Instituto Argonauta enviou uma equipe ao local para recolher o animal, que foi identificado como uma fêmea adulta.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Led8JTzToBSEKCgdlKiFyX

A necropsia verificou que o animal morreu por ficar preso acidentalmente em uma rede de pesca. Também foi constatado que a toninha estava debilitada, pois tinha algumas lesões internas, sinais de infecção e um tumor.

Por serem animais costeiros, seu comportamento está diretamente relacionado aos altos números de capturas incidentais pela pesca, o que acontece quando o pescador não tem a intenção de capturar e ela ocorre de maneira acidental, também conhecida como bycatch.

Estima-se que existam, entre as regiões do Sul e Sudeste do Brasil, no máximo 10 mil indivíduos, pois a mortalidade das toninhas é muito grande e isso deixa elas em uma condição de maior risco. Esta espécie é considerada uma espécie vulnerável pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, da IUCN.

Tags:destaqueLitoral NorterotativoPublicado em: