Animais resgatados da rua esperam por uma família neste Natal
Ong faz campanha nas redes sociais para conseguir um novo lar para os bichos


O cãozinho Billy é um dos animais que ganharam este ano uma nova família
Divulgação/Opar
Natal é tempo de presentes, de reunir a família e festejar. Uma opção que pode mudar, e muito, a vida de uma casa é dar um bichinho de estimação de presente. Só em uma Ong de São José dos Campos, mais de 150 cães e gatos esperam por um lar.
Muitas crianças pedem um cachorrinho ou gatinho de presente de Natal e por isso, a Opar (Organização para Proteção de Animais de Rua), apesar de não realizar feiras de adoção nesta época do ano, oferece a opção de ver e de adotar os bichinhos em sua página do Facebook.
O presidente da Opar, Henrique Carvalho ressalta que adotar um animal é uma decisão importante e deve ser feita com planejamento. “Em qualquer época do ano, o importante é se planejar para essa importante decisão, reunir a família e conversar para avaliar se realmente o animal será bem-vindo e terá todo o tipo de suporte que precisa, para ter uma qualidade de vida e uma relação harmoniosa como membro da famíla, espaço, condições financeiras, tempo e muito amor a oferecer”, destaca.
Carvalho é contra a compra e venda de animais e explica que é preciso ter consciência que existem milhares de animais de rua que precisam de cuidados e podem oferecer o mesmo carinho e companheirismo que um bichinho comprado.
“Os animais podem ser explorados com fins comerciais e muitas das vezes como um produto, então não é racional fomentar a compra e venda, ainda mais pelo grande número de animais abandonados nas ruas sem uma família. A adoção pode ser vista como um ato de amor e responsabilidade”, disse.
Dedicação
Atualmente a Opar conta com 15 voluntários que cuidam de 150 animais entre cães e gatos. Eles ajudam nas feiras de adoção, tesouraria, secretaria, diretoria de feiras, castração, publicidade, entre outras ações.
Alguns cuidam dos animais recolhidos da rua em suas próprias casas, enquando não são adotados. “Não cuidamos apenas dos bichinhos como filhotes. Boa parte deles também são animais idosos, doentes crônicos, o que dificulta uma adoção”, explica Carvalho.
Este ano, as feiras de doação da Opar já foram encerradas e retornam na primeira quinzena de janeiro. Elas acontecem geralmente aos sábados, das 10h as 16h, no estacionamento do Vale Sul Shopping, em frete ao supermercado Walmart e no estacionamento do Parque Santos Dumont, em São José dos Campos.
Porém, se você quer adotar um animalzinho neste Natal, conheça os bichos cuidados pela Opar, que esperam uma família na página da Ong no Facebook. Cada cachorro ou gato tem um cuidador e é possível entrar em contato com a pessoa responsável e adotar a qualquer momento.
Posts Relacionados

Festival Trem Bão traz culinária mineira, shows gratuitos e parque de diversões ao Shopping Jardim Oriente em SJC

Escolas estaduais do Vale do Paraíba receberão quase 10 mil tablets

Vale do Paraíba tem alerta para chuva forte e risco de alagamentos até sábado
