Aparecida cobra rapidez na implantação da Atividade Delegada
Um requerimento apresentado pelo vereador Marcelo Pereira Rangel (PSB), solicitou agilidade na implantação da Atividade Delegada, durante a sessão realizada na última semana na Câmara de Aparecida. O projeto permite que policiais militares trabalhem nas horas de folga reforçando a segurança da cidade.

Um requerimento apresentado pelo vereador Marcelo Pereira Rangel (PSB), solicitou agilidade na implantação da Atividade Delegada, durante a sessão realizada na última semana na Câmara de Aparecida. O projeto permite que policiais militares trabalhem nas horas de folga reforçando a segurança da cidade.
O convênio ainda precisa ser firmado para ser aprovado em seguida. Rangel garantiu que a ideia do projeto é agilizar os andamentos para a implantação do sistema. “A gente pede através deste requerimento para que a prefeitura agilize a negociação para firmar o convênio. Ver o que está faltando, se é documentação, ou se é mais empenho, para que a nossa cidade possa receber o mais rápido possível esse reforço na segurança”.
Conhecido como “bico oficial da PM”, a ‘Atividade Delegada’ é um convênio entre o Estado e os municípios, com o objetivo de permitir a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às prefeituras nas atividades de fiscalização que são responsabilidade do município.
A questão voltou a ser pauta de requerimento depois que o vereador ficou surpreso ao ler em um jornal que a cidade de Lorena, que havia solicitado o projeto depois de Aparecida, já assinou o convênio.
Segundo o parlamentar, o pedido é feito desde o começo de 2013, mas até agora, a resposta foi de que a implantação do convênio está sendo estudada. “Já entrei em contato com o comandante do batalhão de Lorena, sabemos que é muito burocrático, que é muita documentação, mas na semana passada tive uma reunião com o prefeito, e ao que me parece, todos os documentos já foram encaminhados para São Paulo”.
Para Rangel, a cidade necessita do apoio principalmente aos finais de semana, devido ao grande número de visitantes que recebe. “O contingente de policiais é muito pequeno, além de nós termos também a cidade de Potim que pertence a companhia de Aparecida, e que por ter uma penitenciária, acaba colaborando com a diminuição no número de PMs em Aparecida”, justificou.
Procurada pela reportagem, a secretaria de Administração informou que a Prefeitura tem interesse em instaurar a parceria para a Atividade Delegada na cidade, e que inclusive esse seria um pedido do próprio prefeito Márcio Siqueira (PSDB). No momento está sendo avaliado o aspecto financeiro para a consolidação da ação.
Região
Além de Pindamonhangaba, que já conta com a ação há mais de um ano, Lorena é a cidade da região que mais recentemente assinou o convênio com o Governo do Estado. A assinatura ocorreu no último dia 28, com um investimento anual de R$ 300 mil por parte da Prefeitura. Cachoeira Paulista também está em fase negociação para firmar a parceria. Já em Guaratinguetá, que já assinou o convênio em 2013, o sistema não foi implantado por dificuldades financeiras de custear o trabalho com os policiais.
Posts Relacionados

Chuva mata oito bovinos, alaga casa e provoca deslizamento em rodovia no Vale do Paraíba

EDP investe R$ 4,5 milhões para ampliar capacidade energética de Lorena em 15%

Defesa Civil emite alerta severo para chuva forte em São José dos Campos e Jacareí
