Aparecida inicia combate à tuberculose e H1N1

Aparecida lançou essa semana a campanha de alerta para combate à tuberculose e H1N1. O trabalho de cuidados a pacientes com as doenças respiratórias, que tem maior incidência no inverno, segue até o próximo dia 31. A campanha tem como objetivo realizar a busca de novos casos de tuberculose na cidade, tratar as pessoas infectadas […]

Escrito por: Carlos Pimentel3 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Aparecida lançou essa semana a campanha de alerta para combate à tuberculose e H1N1. O trabalho de cuidados a pacientes com as doenças respiratórias, que tem maior incidência no inverno, segue até o próximo dia 31.

A campanha tem como objetivo realizar a busca de novos casos de tuberculose na cidade, tratar as pessoas infectadas e orientar a população quanto às principais medidas de prevenção. Em 2014, oito casos foram registrados no município.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosa Roque, desde 2010 os casos de tuberculose vêm aumentando no município, sendo registrados mais de vinte casos por ano. “Esse ano já foram oito casos registrados que estão fazendo tratamento. Nossa principal preocupação é que as pessoas só procuram ajuda quando a doença está bem avançada”, comentou.

Todas as unidades básicas de saúde estarão participando dessa ação. Para os casos suspeitos, será fornecido pelas unidades de saúde o pote para coleta de escarro juntamente com as orientações e os receptores do material coletado será encaminhado para o laboratório de referência.

A coordenadora destacou que tanto a tuberculose quanto a H1N1 são doenças que se propagam pelo ar, portanto, se a pessoa estiver tossindo e espirrando pode contaminar o ambiente e assim outras pessoas. “Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, falta de apetite, febre noturna e perda de peso. Já da H1N1 são: febre de início súbito, tosse, dor de garganta e acompanhada de dor de cabeça, dor muscular. Em crianças menores de dois anos: febre de início súbito acompanhada de tosse, coriza e congestão nasal”.

Projeto Mulheres de Peito
Até o final de julho, Aparecida realiza o projeto Mulheres de Peito no Centro de Eventos Municipais Noé Lopes Siqueira (atrás da praça Keneddy). Uma Unidade Móvel está instalada no local equipada com mamógrafo, digitalizador, equipamento de USG e computadores, este projeto prevê que mulheres com mais de 50 anos façam exames de mamografia sem pedido médico e pacientes com menos de 50 anos serão atendidas mediantes apresentação do pedido médico, inclusive de rede particular.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, com a distribuição de cinquenta senhas para atendimento durante o dia. Aos sábados o horário vai ser das 9h às 13h, quando serão distribuídas 25 senhas. As interessadas devem comparecer com RG, Cartão SUS e comprovante de endereço.

Caso a mamografia deva ser completada com ultrassonografia a paciente retornará na Unidade Móvel com dia e horários agendados para a realização do exame. Se necessário realizar um exame como biopsia, a paciente vai ser encaminhada para o tratamento especializado em unidade de referência da região.

Publicado em:

Posts Relacionados