Bancos de leite de São José e Taubaté estão com estoques baixos
Apelo é para que mães com excedente de leite façam a doação

Os dois principais bancos de leite da região _ São José e Taubaté – estão com os estoques baixos e precisando de doadoras.
Em São José, a estoque atual é de apenas 14 litros, quando o ideal seria cerca de 80 litros para dar conta de abastecer todos os hospitais, públicos e particulares da cidade, além de estabelecimentos de outras cidades da região, como Jacareí e Caçapava. Já em Taubaté a situação é ainda mais grave: o estoque está zerado!
Segundo a enfermeira e responsável técnica pelo banco de leite de São José, Luciana Camila da Cunha, atualmente, devido ao baixo estoque, está sendo necessário fazer uma triagem e priorizar os recém-nascidos que mais precisam.
“Temos priorizado bebes prematuros e de baixo peso. Mas, na verdade, todos os bebês que estão internados precisam do leite humano. Então fazemos um apelo às mães que puderem, que façam a doação”, disse.
Quem quiser e puder doar, basta ligar para o Banco de Leite de São José, no telefone (12) 3901-3507, ou comparecer pessoalmente no Hospital Municipal, que é onde fica o banco de leite (Rua Saigiro Nakamura, 800, Vila Industrial).
Uma equipe vai à casa da doadora para levar o kit para a coleta e doação e orienta às mães sobre o procedimento de higiene necessário.
Em Taubaté, o procedimento é o mesmo. As mães que quiserem fazer a doação devem ligar no (12)3624-6814 ou comparecerem no Banco de Leite (Rua José Luiz de Almeida Soares, 35, Jardim Santa Clara), para se cadastrarem. Um funcionário vai à casa da doadora levar o kit e dar todas as orientações necessárias para a ordenha.
Alimento fundamental
O leite materno é fundamental para o recém-nascido, em especial para os prematuros, porque promove o desenvolvimento saudável da criança e proteção imunológica.
O leite materno protege o bebê de diarreia, otites, doenças que a mãe já teve, alergias, acentua o desenvolvimento da criança, diminui a mortalidade infantil, entre outras vantagens.
Segundo as recomendações de pediatras, o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida e continuado até os dois anos de idade ou mais.
Posts Relacionados



