Bombeiros realizam vistorias em áreas de risco no Vale e Litoral

Em razão das chuvas, pontos em doze cidades permanecem monitoradas

Escrito por: Marcus Alvarenga3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20160302_vistoria_cruzeiro_defesa_civil_divulgacao_corpo_bombeiros

Ponto de risco de queda com fortes chuvas, em Cruzeiro

Divulgação/Corpo de Bombeiros

As equipes do Corpo de Bombeiros realizaram uma vistoria preventiva em doze cidades da região. As atividades ocorreram em parceria com a Defesa Civil e atenderam pontos de alta incidência de acidentes em períodos chuvosos.

Foram remanejados 61 bombeiros e 20 viaturas para a realização das vistorias em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. As cidades litorâneas são as mais afetadas com deslizamentos e inundações.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vistoria em São José dos Campos ocorreu em cinco casas em dois pontos diferentes, em Jacareí foram seis casas atendidas em duas regiões e, em Caçapava, cinco residências em apenas um local.

A vistoria na cidade de Guaratinguetá foi realizada em 12 pontos diferentes. Já em Cruzeiro e Aparecida, quatro pontos de risco em cada foram vistoriados. Outras dez regiões foram atendidas em Lorena e em Campos do Jordão e cinco residências receberam os Bombeiros e a Defesa Civil.

A atenção nas cidades do Vale é com a prevenção de possíveis acidentes durante as chuvas. As equipes realizaram o trabalho de vistoria e levaram informação aos moradores das regiões de risco.

Os bombeiros e a Defesa Civil realizaram a entrega de panfletos e orientaram a população para como reagir em um momento de tensão com a chuva, além de quais detalhes é necessário o morador se atentar.

No litoral, o mesmo trabalho foi realizado nas quatro cidades. Em Ubatuba, cinco bairros foram vistoriados: Bela Vista, Ipiranguinha, Morro do Macaco, Pedreira Baixa e Toninhas. Nos locais foram identificados focos de alagamento e deslizamento. Em Ilhabela, somente o bairro Água Branca foi visitado em razão de um escorregamento de terra.

Os bairros Perequê-Mirim, Morro do Algodão, Golfinho e Santa Marina, em Caraguatatuba, receberam os bombeiros que vistoriaram áreas alagadas. A Defesa Civil confirmou que não há risco de deslizamentos nestes pontos.

A cidade mais afetada, São Sebastião, foi vistoriada nos bairros Juquehy, Vila Tropicanga e Cambury. Diversos pontos de inundações, escorregamentos, quedas de árvores e pedras foram registrados. A Defesa Civil estima que cerca de 1200 pessoas vivem em situação de risco indireto em 21 locais diferentes da cidade que permanecem monitorados.

Em razão da previsão de novos temporais entre esta quarta (2) e quinta-feira (3), as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de toda a região permanecem acompanhando as regiões de risco vistoriadas e outros pontos, durante e após as chuvas.

20160302_vistoria_sao_sebastiao_defesa_civil_divulgacao_corpo_bombeiros

Queda de árvore ameaçava residência na Barra do Sahy, em São Sebastião

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Publicado em: