Carnaval: arrase na maquiagem sem prejudicar a saúde da pele

Glitter é o novo vilão? Dermatologista Livia Pino dá dicas para você brilhar

Escrito por: Laryssa Prado2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
maquiagem_sereia_carnaval_pinterest_1

Para remover o glitter use um pouco de algodão embebido em óleo

Reprodução/Pinterest

Quem já deu uma olhada nas ‘makes’ de carnaval percebeu que a purpurina e o glitter estão sendo a alegoria principal de 2017. Mas, apesar de causarem efeitos visualmente incríveis, os dois itens podem prejudicar o ambiente e a saúde da pele.

Isso acontece principalmente por serem formados por pedaços de plásticos copolímeros, dióxido de titânio e outros materiais metálicos, que não podem ser reciclados e demoram muito a se decompor. Mas não precisa deixar de brilhar! A dermatologista Livia Pino dá dicas do que pode e não pode ser usado nos dias de folia.

Glitter
De acordo com a dermatologista, glitter, tintas e purpurina devem ser evitados ao máximo. “Esses materiais possuem muitos corantes e outras substâncias que podem dar alergia. Recomendo a opção por maquiagens de boas marcas que contenham brilho e cor na sua composição. Esses produtos são mais seguros porque já passaram por testes na Anvisa e são certificados”, conta.

Mesmo assim ainda é importante fazer um teste, pelo menos dois dias antes de usar a maquiagem. Basta passar no punho e esperar para saber se terá qualquer reação.

Fixação
Para quem não quer abrir mão do glitter e da pupurina, Livia sugere o uso de base ou pó para funcionar como uma barreira de proteção.”Também não use tintas e brilhos comprados em papelarias. Estes são produtos feitos para uso em papel e tecido e são tóxicos à pele”, orienta a dermatologista.

E na hora de tirar? 
“Use um pouco de algodão embebido em óleo ou demaquilante bifásico. Deixe a região do rosto de molho por um tempo (como uma compressa) e após alguns minutos faça movimentos suaves para retirar o excesso. Depois, basta lavar em abundância com água e sabonete específico para a pele”, diz Livia.

Publicado em:

Posts Relacionados