Censo estadual revela 4.667 casos de hepatite C no Vale do Paraíba

Secretaria quer mapear o real número de casos em todo o Estado

Escrito por: Moisés Rosa2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20150308_hepatite_divulgacao

Secretaria quer mapear o real número de casos em todo o Estado

Divulgação/EBC

Um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, nos últimos dez anos, revela que 4.667 casos de hepatite C foram registrados no Vale do Paraíba. O censo inédito, segundo a Secretaria, é para fortalecer as políticas de prevenção e tratamento da doença. Em todo o Estado, foram registrados 68.297 casos.

Com o censo, a Secretaria pretende mapear o real número de pessoas com a doença e alertar sobre as formas de prevenção. De acordo com a Pasta, o diagnóstico precoce pode prevenir problemas de saúde, como infecções agudas ou crônicas e danos ao fígado.

Para o secretário de Estado da Saúde, David Uip, os números de pessoas infectadas pode ser bem maior do que o atual. “Embora as hepatites virais sejam doenças de notificação compulsória no Brasil desde 1996, acreditamos que os casos notificados estejam aquém do número real de pessoas infectadas pelo vírus. Por isso, queremos conhecer o real número de portadores de hepatite C no Estado de São Paulo para definir políticas públicas que assegurem um trabalho de qualidade em três frentes essenciais: prevenção, controle e tratamento”, explica o secretário.

Teste
O teste para a identificação pelo vírus da hepatite C é realizado na rede básica de saúde dos municípios. Para os portadores de hepatite C, é disponibilizado cadastro online, no portal da secretaria. As informações pessoais serão mantidas em sigilo e utilizadas especificamente para o mapeamento.

Publicado em: