Chery deve parar produção por cinco meses a partir de julho, diz sindicato

Montadora está com estoques altos e quer adequar nova linha de montagem

Escrito por: Do Meon2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
chery

Montadora propõe layoff para trabalhadores por cinco meses, diz sindicato

Flávio Pereira

A unidade de Jacareí da montadora chinesa Chery deve suspender a produção por cinco meses a partir de julho, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos. Os estoques altos e a adequação da linha de produção para a fabricação do SUV Tiggo podem ser os motivos da paralisação.

Segundo Guirá Guimarães, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, a empresa entrou em contato com o sindicato há um mês com a proposta de fazer a paralisação a partir de julho. “Ela propõe fazer um layoff [dispensa remunerada], mas nós do sindicato somos contrários por que é um mecanismo que pode afetar os salários e benefícios”.

Na segunda-feira (20), os trabalhadores da Chery participaram de uma assembleia. Eles aprovaram uma proposta para garantir direitos e estabilidade de emprego.

“Na última negociação, nós tentamos caminhar para um modelo em que fossem garantidos todos os benefícios para os trabalhadores. Também colocamos que o acordo deveria prever a volta dos trabalhadores aos postos de trabalho, estabilidade no emprego”, disse o diretor.

Em nota, a Chery confirmou que está negociando com o sindicato uma proposta de lay-off, porém nada foi assinado ainda.  Informou também que só irá divulgar os detalhes do acordo depois que a proposta for aprovada pelas partes.

Fábrica
A montadora em Jacareí é primeira da Chery fora da China e foi inaugurada em 2014. Nesse período, teve duas greves, férias coletivas e licença remunerada. Atualmente, a unidade fabrica o New QQ e o Celer nas versões hatch e sedan.

Publicado em: