Conselho da Univap vai decidir impasse sobre Fies nesta quinta (12)

Reajuste nas mensalidades de 7% pode afetar renovação para o Fies Divulgação/Luiz Paulo Santana O Conselho de Administração da FVE (Fundação Vale Paraibana de Ensino) vai se reunir, nesta quinta-feira (11), sobre o reajuste no valor das mensalidades da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e que pode afetar os alunos que queiram renovar os […]

Escrito por: Moisés Rosa2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20151103_alunos_univap_fies

Reajuste nas mensalidades de 7% pode afetar renovação para o Fies

Divulgação/Luiz Paulo Santana

O Conselho de Administração da FVE (Fundação Vale Paraibana de Ensino) vai se reunir, nesta quinta-feira (11), sobre o reajuste no valor das mensalidades da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e que pode afetar os alunos que queiram renovar os contratos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

De acordo com o grupo de estudantes da universidade, 851 alunos estão matriculados com recursos do Fies. O teto estabelecido pelo Ministério da Educação para aumento nas mensalidades é de 6,4%, para a renovação dos contratos do Fies. Segundo o grupo, a Univap aumentou a mensalidade para 7%, não se enquadrando nos requisitos do Ministério.

O aluno do 1º ano de História, Vinícius Barros, membro do grupo dos estudantes da Univap, afirma que se uma decisão não for tomada, vários alunos serão prejudicados. “Está algo meio perdido, os alunos sem informações sobre como vai ficar a situação. Já estamos no terceiro mês de mensalidade e a situação pode se agravar ainda mais”.

Também membro do grupo, Rodrigo de Freitas do 4º ano de Administração, destaca que os estudantes não têm intenção de prejudicar a instituição, apenas de cobrar uma posição sobre o caso. “Não temos nada contra a universidade, apenas queremos resolver essa situação para os alunos. Se não resolver, isso pode refletir negativamente e causar demissões de professores, com a diminuição de estudantes”, afirma.

Alternativa
Por meio de nota, a Univap afirma que a FVE-Univap “tem se mobilizado para encontrar alternativas que minimizem o impacto para todos os alunos beneficiários”, diz trecho da nota.

A adequação do valor das mensalidade a ser financiado pelos Fies deve ser definida em reunião. A instituição informa ainda que o Diretor da Faculdade de Direito, o Presidente da FVE e três alunos discutiram as informações na última sexta-feira (6).

Manifesto
Na última quinta-feira (5), 400 universitários se reuniram para uma manifestação em frente à reitoria. Os estudantes protestam contra a universidade não estar enquadrada às novas exigências do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) que exige um teto de 6,4% de reajuste no valor das mensalidades. De acordo com o grupo, a média de aumento na Univap é de 7%.

Publicado em: