Danilo Stanzani, secretário de Saúde de São José, deixa o cargo
Quem assumirá a pasta será Margarete da Silva Correia, secretária-adjunta da Saúde


O então secretário de Saúde de São José dos Campos, Dr. Danilo Stanzani, deixou o cargo nesta segunda-feira (15). Quem assumirá a pasta será Margarete da Silva Correia, que já atua como secretária-adjunta da Saúde.
Danilo Stanzani é servidor de carreira da prefeitura de São José, foi nomeado secretário da Saúde em 2018 e passou dois anos e três meses à frente da pasta. O médico escreveu uma carta de agradecimento que pode ser lida a baixo.
No período em que atuou como secretário, Stanzani coordenou diversos projetos e ações como a implantação do sistema UBS Resolve, construção da Unidade de Especialidades em Saúde Sul, reforma da Unidade de Especialidades 2, ampliação do programa Meu Pet Feliz que realizou a castração e chipagem de mais de 7.000 animais, entre outros.
Além de todos os projetos, Danilo Stanzani ainda precisou conduzir a política de enfrentamento à Covid-19 em São José ao lado do prefeito Felicio Ramuth. A ocupação dos leitos de UTI para coronavírus na cidade chegou superar os 90%, mas o sistema de saúde não colapsou, ou seja, nenhum paciente ficou sem atendimento.
A nova secretária de Saúde, Margarete da Silva Correia, começou a trabalhar na pasta em 2018 a convite do próprio Dr. Danilo Stanzani.
Margarete tem 56 anos, é natural de Arapongas (PR), graduada em odontologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista- 1988) de São José dos Campos e pós-graduada pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC (2008).
Carta de agradecimento de Danilo Stanzani:
“Após dois anos e três meses exercendo a função de secretário de saúde de São José dos Campos, solicitei ao amigo prefeito Felício a saída do cargo, para assumir novos desafios na iniciativa privada.
Foram dias intensos e longos, que ao chegar ao final de cada dia, a impressão que tinha era de ter atravessado uma semana.
Recentemente, com a pandemia, essa sensação aumentou. A cada dia uma nova informação, uma nova ameaça de um vírus desconhecido, que muito pouco sabíamos como enfrentá-lo e assustava a todos.
Ao assumir o cargo em novembro de 2018, recebi grandes desafios e achei que seria fácil a implantação de todos eles, porque sei da capacidade dos nossos servidores da rede municipal, pessoas sintonizadas e comprometidas com a saúde de nossa gente, que levam no coração o propósito de “em cada atendimento saúde, acolhimento e bem-estar”.
Esse grupo de aproximadamente 5.000 profissionais servidores, parceiros das organizações sociais e dos filantrópicos e prestadores de serviço trabalharam muito e se desdobraram para ampliar os cuidados ofertados aos joseenses.
Todo esse trabalho e esforço fizeram com que obtivéssemos a mais alta avaliação da saúde de nossa cidade e também a melhor avaliação entre as dez maiores cidades do Estado de São Paulo.
Em todas as áreas crescemos ou criamos novos e maiores serviços. Reformamos a Unidade de Especialidades 2, construímos a Unidade de Especialidades em Saúde Sul, com recursos do contrato de gestão do Hospital de Clínicas Sul, gerando mais empregos e assistência especializada.
Na área de urgência, qualificamos nossas unidades de pronto-atendimento, implantamos os projetos Lean nas emergências, iniciamos no programa telecardio para diagnosticar rapidamente os pacientes infartados para um tratamento mais precoce e o programa Sprint, que por telemedicina, o cardiologista orienta o médico da UPA para auxiliar no tratamento.
Na atenção primária transformamos e entregamos todas as Unidades Básicas de Saúde reformadas no modelo “UBS Resolve”.
Tivemos o início das aulas das Faculdades de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi e Humanitas, que rapidamente se tornaram parceiras da Secretaria de Saúde em projetos arrojados e inovadores, tornando as nossas unidades grandes escolas.
O programa Meu Pet Feliz ampliou a atenção e o cuidado aos animas da cidade. Realizamos mais de 7.000 castrações e chipagem, reduzindo os abandonos e evitando que estes sofram de maus tratos.
Muitos outros projetos estavam no forno, prontos para serem implantados quando, em março de 2020, fomos atingidos pela pandemia. Provavelmente o pior período da minha vida, cheio de incertezas e com muita insegurança sobre o futuro. Afastamos os mais frágeis e nos organizamos para que nenhum cidadão ficasse sem tratamento adequado.
Passamos por períodos críticos, com ocupação dos leitos de UTI maiores que 90%, e alcançamos a marca de menor taxa de mortalidade entre as maiores cidades do Estado. Ainda não vencemos a pandemia, mas atravessamos duas ondas com segurança.
Apesar de tudo que fizemos, perdemos muitas vidas, de pessoas que levaram um pouco do coração dos que ficaram e muito da história da nossa gente. Essa sempre foi a pior parte dos boletins que apresentei quase que diariamente.
Começamos a vacinação contra a covid-19 com um planejamento muito difícil de ser colocado em prática pelas incertezas do número de doses e data de entrega que chegarão. No entanto, com toda essa dificuldade, somos uma das mais eficientes na realização da campanha que, em breve, nos trará segurança para voltarmos à vida próxima do normal.
Diante de tudo isso, só tenho a agradecer por tudo isso que passei em pouco mais de dois anos:
– agradecer a Deus por ter me dado saúde e discernimento em períodos tão difíceis;
– agradecer aos profissionais de saúde que me apoiaram desde o primeiro dia da minha gestão;
– agradecer aos diretores e assessores da Secretaria de Saúde e, principalmente, a Dra. Margarete, secretária adjunta, pela confiança, comprometimento, dedicação e amor pela saúde;
– Agradecer às Organizações Sociais em Saúde, parceiras da secretaria e importantíssimas na assistência a nossa população e enfrentamento à covid-19. Destaco o Dr. Carlos Maganha pela coragem, liderança e pró-atividade, permitindo a construção do maior serviço de internação covid de todo o Vale do Paraíba;
– Agradeço aos profissionais de imprensa e comunicação, meus companheiros diários, que tornaram mais leves dias difíceis por levar a minha voz aos nossos cidadãos e criar um ambiente de credibilidade;
– Agradeço aos meus amigos secretários do primeiro e do segundo mandato do prefeito Felício, que diminuíram o fardo da responsabilidade e não pouparam esforços para juntos enfrentarmos os obstáculos;
– Agradeço aos vereadores pela confiança em nosso trabalho e apoio às medidas necessárias para o enfrentamento da pandemia mesmo quando essas eram antipáticas;
– Agradeço aos lideres religiosos de nossa cidade, que sempre me enviaram mensagens de apoio e me incluíram em suas orações, me protegendo e iluminando;
– Agradeço ao grupo de whatsapp “info coronavírus”, foro de muita discussão e fonte de informações do mundo todo, de domingo a domingo, que me manteve atualizado em tudo que era publicado;
– Agradeço imensamente à minha esposa Iara, filhos Pedro e Carol, minha nora Victoria, meu neto Pedrinho que chegará em breve, por todo apoio, carinho, paciência e amor dedicado a mim. Minha mãe de 80 anos de idade, viúva, que superou esse ano de isolamento e sempre me mandando mensagens de carinho.
– Agradeço aos usuários da rede municipal de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde, pelas críticas e sugestões que nos enviam e que nos fazem querer melhorar cada vez mais o atendimento às pessoas que mais precisam.
– E agradeço a você Felício, mais que um líder, foi um grande companheiro. Sempre confiando nas recomendações do comitê, sempre otimista, sempre preocupado com sua cidade e ainda buscando soluções para melhorar a vida das pessoas. Não permitiu que todo o fardo da pandemia ficasse nos meus ombros e o dividiu comigo.
Muito obrigado pela oportunidade, confiança e amizade e desejo que que Deus continue iluminando o prefeito para tornar São José dos Campos cada vez melhor.
Danilo Stanzani Júnior
Médico da Prefeitura de São José dos Campos“
Posts Relacionados

Patrulha Maria da Penha detém motorista embriagada após colisão na contramão no Jardim Ismênia em SJC

Taubaté estreia no Circuito Sesc de Corridas com provas de 6 km e 10 km

Núcleo urbano do Capão Grosso obtém matrícula de regularização
