Em Guará, Geraldo Alckmin comenta sobre tarifaço
Vice-presidente também falou sobre avanço do IPI verde

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), esteve em Guaratinguetá neste sábado (9), acompanhado do ex-prefeito Marcus Soliva e do empresário diretor-presidente da Volkswagen Guará Motor.
Durante a visita, Alckmin apresentou resultados do programa “IPI Verde”, que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados a veículos de entrada sustentáveis, como os modelos flex-fuel. Segundo ele, a medida tem reduzido preços, ampliado o acesso a automóveis populares e incentivado a indústria. Em julho, o mercado de veículos sustentáveis cresceu 15,7% em relação ao mesmo mês de 2023, enquanto a indústria automotiva mundial registrou alta de apenas 2%.
“O programa já conta com cinco montadoras e está impulsionando toda a cadeia, do aumento da produção à alta nas vendas em concessionárias”, afirmou.
Alckmin também abordou as negociações para reduzir as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Em 2023, o país exportou US$ 40 bilhões para os EUA, com destaque para bens de maior valor agregado, como aviões, autopeças e motores. Atualmente, 45% das exportações estão livres de tarifas, 19% estão sob a seção 232 (aplicada igualmente a outros países), e 36% sofrem sobretaxas que o governo considera “injustas e frágeis juridicamente”.
De acordo com o vice-presidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar medidas de apoio a empresas afetadas e ampliar acordos comerciais com mercados como México e Índia. “Não se trata de retaliar, mas de buscar soluções que beneficiem todos os lados”, disse.
Na passagem pelo Vale do Paraíba, Alckmin ainda mencionou a retomada da indústria naval — com a entrega da fragata Gerônimo de Albuquerque em Itajaí (SC) — e ações para apoiar a Avibrás, de Jacareí. Ele reforçou que o diálogo com o Congresso será decisivo para viabilizar avanços no setor industrial.
Posts Relacionados


PRF reforça segurança de romeiros com equipe de Operações Especiais na região de Aparecida

Enxurrada arrasta buggy e mata adolescente de 15 anos em Santa Branca
