Em São José, juiz concede liminar para transferência de recém-nascida com problemas no coração

Juiz Luiz Guilherme concede liminar que determina transferência

Escrito por: Moisés Rosa3 min de leitura
fundo_placeholder-023136

O juiz Luiz Guilherme, da 2ª Vara da Fazenda Pública de São José dos Campos, concedeu liminar no fim da tarde desta quinta-feira (11) determinando que o Estado realize a transferência de uma recém-nascida cardiopata que precisa, com urgência, de uma cirurgia cardíaca de alta complexidade para continuar viva. O Estado deve ser notificado da decisão nesta sexta-feira (12).

A Prefeitura de São José dos Campos havia protocolado uma ação judicial contra o Governo de São Paulo, pedindo a transferência da bebê. A família da pequena Jhennifer Gabriely Souza Silva aguarda há 21 dias por uma vaga. O caso foi noticiado pelo Meon em primeira mão.

Segundo a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, a criança está sendo mantida por aparelhos. “É difícil demais essa espera. Já perdi um filho com a mesma doença que ela e ficar aqui sem saber o que fazer é horrível. Não temos dinheiro e nem condições de fazer nada e só nos resta esperar por essa vaga. Estou com medo de minha filha morrer”, afirma a mãe Maria Cláudia Souza Cornélio Silva.

De acordo com a dona de casa, o primeiro filho nascido em 2011 foi transferido para uma unidade especializada aos quatro dias de vida, mas morreu com apenas oito dias, durante uma cirurgia para tentar reverter o quadro. “Assim como meu menino, a Jhennifer nasceu com apenas duas das quatro cavidades do coração. Ela precisa da cirurgia para reverter o quadro e continuar viva”, diz.

Luta 
A má formação congênita no coração de Jhennifer foi diagnosticada ainda no pré-natal. Às vésperas do parto, no dia 14 de novembro, a prefeitura pediu a transferência de Maria Cláudia para uma maternidade com serviço de cardiologia pediátrica, para que o acompanhamento especializado fosse feito já nos primeiros momentos de vida do bebê.

Outro lado
A Secretaria Estadual de  Saúde rebateu as informações da administração. Leia nota na íntegra.

“A direção da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) informa que é falsa a informação de que a unidade vem recusando a transferência da paciente Jhennifer Gabriely Souza Silva.

A Central esclarece que recebeu o pedido de regulação da paciente no dia 26 de novembro e, desde então, vem solicitando ao município de São José dos Campos o envio dos resultados de um exame, chamado cariótipo, que tem por objetivo diagnosticar se a paciente é portadora da Síndrome de Edwars.

Sem o resultado deste exame, é impossível efetivar a transferência.Vale ressaltar que a unidade tem cobrado o envio do exame constantemente e que tal procedimento está em total conformidade com os protocolos médicos estabelecidos para casos como esses”.

Publicado em: