Em São José, secretário estadual do Trabalho quer esclarecimentos da GM
Cerca de 250 trabalhadores foram demitidos por telegrama pela montadora


Cerca de 250 trabalhadores foram demitidos por telegrama pela montadora
Divulgação/SindMetalSJC
O secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, esteve nesta terça-feira (11), em São José, para discutir as demissões na GM (General Motors). O encontro aconteceu na sede do partido SD (Solidariedade), que também é ligado à defesa dos trabalhadores.
Em encontro com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José, o secretário afirmou que vai procurar a montadora para buscar esclarecimentos sobre os cerca de 250 desligamentos. Na pauta da reunião, os dirigentes do sindicato pediram agendamento de reunião com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Eles também cobram os investimentos na fábrica de São José.
“O poder público não pode se omitir numa situação tão grave quanto esta. As empresas já têm benefícios demais. Agora é hora do governo agir em defesa do trabalhador”, afirma o presidente do sindicato, Antônio Ferreira de Barros.
Para Barros, conhecido como Macapá, o governo estadual precisa intervir nas demissões na montadora. Em 2013, um acordo estipulou investimentos na ordem de R$ 2,5 bilhões na planta.
O secretário José Luiz Ribeiro, durante visita, afirmou que vai se empenhar para a abertura das negociações com a GM. “Vamos buscar contato com a General Motors e com o governador para colocar os dois assuntos em discussão: as demissões e os investimentos. Iremos nos empenhar para a abertura das negociações com a diretoria”.
Legislativo
O vereador Valdir Alvarenga (SD), que também participou do encontro, cobrou posicionamento da empresa e destacou que a situação só será resolvida após muito diálogo. “Essa situação só se resolve com muito diálogo. Queremos que a montadora reveja a decisão”, afirma.
No sábado (8), a GM informou que os desligamentos são ajustes à demanda do mercado. “A GM informa que esgotou todas as alternativas para evitar demissões no Complexo Industrial de São José dos Campos, incluindo férias coletivas, layoff, banco de horas e programas de desligamento voluntário. No entanto, essas medidas não foram suficientes diante da expressiva redução da demanda no mercado brasileiro, que registra queda em torno de 30% desde janeiro do ano passado. Os desligamentos realizados têm como objetivo adequar o quadro da empresa à atual realidade do mercado, visando resgatar a competitividade e viabilidade do negócio”, informa a nota.
PAT
O secretário também aproveitou a passagem pela cidade para conhecer as instalações do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), acompanhado do prefeito Carlinhos Almeida (PT).
“Reafirmamos com o secretário a nossa disposição de trabalharmos em conjunto. A nossa experiência da Casa do Trabalhador é interessante, esperamos que outras cidades venham conhecer e adotar. Nós colocamos na Casa do Trabalhador todos os atendimentos ao trabalhador, desde tirar uma carteira profissional, fazer sua inscrição no Banco de Empregos, fazer uma entrevista como nós vimos”, disse o prefeito Carlinhos Almeida.
Posts Relacionados

Chuva mata oito bovinos, alaga casa e provoca deslizamento em rodovia no Vale do Paraíba

EDP investe R$ 4,5 milhões para ampliar capacidade energética de Lorena em 15%

Defesa Civil emite alerta severo para chuva forte em São José dos Campos e Jacareí
