Ex-juiz Nicolau dos Santos Neto deixa penitenciária de Tremembé

O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como Lalau, deixou às 10h37 da manhã desta terça-feira (3) a penitenciária 2 de Tramembé. O alvará de soltura foi expedido na segunda-feira (2) pela vara de execuções criminais de Taubaté. Neto foi preso em 2000, acusado de desviar recursos da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.

Escrito por: Do Meon2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140603_nicolau_dos_santos_lalau_divulgacao

Ex-juiz Nicolau em 2007, quando deixou a prisão doente e com depressão

Divulgação

O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como Lalau, deixou às 10h37 da manhã desta terça-feira (3) a Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P-2, em Tramembé. O alvará de soltura foi expedido na segunda-feira (2) pela Vara de Execuções Criminais de Taubaté. Neto foi preso em 2000, acusado de desviar recursos da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.

Segundo a a Secretaria de Administração Penitenciária, a liberdade foi concedida baseada no decreto presidencial 7.873, de 26 de dezembro de 2012, que garante a liberação dos condenados com mais de 70 anos de idade que tenham cumprido ao menos, um quarto da pena. Neto, com 85 anos, cumpriu 14 dos 42 anos aos quais foi condenado.

O ex-juiz estava detido em Tremembé desde março de 2013, quando teve o beneficio da prisão domiciliar, concedido em 2007, suspenso. Nos seus últimos dias na prisão em Tremembé, Neto estava bastante debilitado e se locomovia com cadeira de rodas.

Fraudes
Segundo a Procuradoria da República, em 1990, o esquema de fraude na construção do fórum trabalhista em São Paulo, do qual Nicolau dos Santos Neto fez parte, causou um prejuízo de R$1,2 bilhão à União.

Publicado em:

Posts Relacionados