General Motors de S. José inicia férias coletivas para 1,7 mil funcionários

Produção na unidade da montadora na cidade ficará paralisada por 15 dias

Escrito por: Do Meon2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140801_gm_sindicato_metalurgico_coletiva_assembleia_fabrica_flavio_pereira_2

Produção na unidade da montadora na cidade ficará paralisada por 15 dias

Flavio Pereira/Meon

A GM (General Motors) de São José dos Campos iniciou nesta segunda-feira (15) o período de férias coletivas para cerca de 1,7 funcionários da unidade da montadora na cidade. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, os trabalhadores retornam às atividades em 1º de julho.

O anúncio das férias foi feito em maio pela GM, que espera adequar o nível de produção à baixa demanda do mercado automotivo. De acordo com o sindicato, o período atingirá os funcionários que trabalham na fabricação da S10, nos modelos picape e Trailblazer.

De acordo com o presidente do sindicato, Antônio Ferreira Barros, o Macapá, a paralisação não afetará a produção nas outras fábricas de motores, câmbio e injetores que compõem o complexo industrial de São José. No início de maio, a unidade de São José reduziu a produção, paralisando a montagem da S10 no segundo turno.

A GM em São José emprega cerca de 5,2 mil pessoas. Os 1,7 mil trabalhadores que entrarão em férias coletivas se juntarão aos 798 metalúrgicos da unidade que estão em lay-off (suspensão temporária dos contratos) até agosto.

Taubaté
Também a partir desta segunda-feira, a LG em Taubaté, colocou 915 empregados do setor de celulares em férias coletivas. A previsão é que o período dure dez dias. A unidade da empresa na cidade possui cerca de dois mil funcionários e produz equipamentos de linha branca, como eletrodomésticos, e monitores.

Assim como a GM, a LG também adota a medida para adequar a produção à demanda do mercado.

Publicado em: