Guaratinguetá: alunos cuidam do reflorestamento de nascentes
Guaratinguetá encerrou a primeira fase do programa Ensinando a Plantar com alunos de escolas municipais. Os estudantes plantaram mais de 2 mil mudas que serão usadas para o reflorestamento da nascente do ribeirão que abastece a Vila dos Pilões.


Foram plantadas 2.194 mudas
Divulgação/PMG
Guaratinguetá encerrou a primeira fase do programa Ensinando a Plantar com alunos de escolas municipais. Os estudantes plantaram mais de 2 mil mudas que vão ser usadas para o reflorestamento da nascente do ribeirão que abastece a Vila dos Pilões.
Nesta primeira etapa, participaram do plantio, mais de mil alunos das escolas EMEIEF Prof. Aliete Ferreira Gonçalves, do bairro São Manoel, a EMEF Prof. Ana Fausta de Moraes, do bairro Jardim Aeroporto, e a EMEF Prof. Antônio Vieira Filho Rural, do bairro Santa Rita dos Pilões.
A iniciativa do projeto surgiu com a baixa do nível de água no Ribeirão dos Pinhões, que abastece a região, nos primeiros meses do ano e a necessidade de interação entre os alunos e preservação do meio ambiente. “A ideia é que a criança acompanhe o crescimento da árvore e assim, tanto a muda como a educação ambiental passada vão amadurecer juntos”, explica Humberto Alckmin, coordenador de educação ambiental da Secretaria de Educação.
As mudas foram plantadas em recipientes que estão no Viveiro Municipal e terão o crescimento acompanhado pelos técnicos ambientais da ONG Vale Verde. A segunda etapa do programa é levar os alunos para transferirem o plantio para a nascente do ribeirão.
“Essa primeira etapa é um piloto, mas o nosso objetivo é que até 2016 cerca de 10 mil mudas sejam plantadas em nascentes da região para o reflorestamento e preservação”, diz Humberto.
Posts Relacionados

Grupo Muffato investe R$ 65 milhões e confirma chegada do Max Atacadista em Jacareí

Certifica Cephas abre inscrições para certificação profissional

Homem é preso no Urbanova por violência psicológica e posse ilegal de arma de fogo
