Hemonúcleo de Taubaté trabalha com estoque sanguíneo no limite
Doar sangue é simples, rápido e não dói. Apesar disso, o Hemonúcleo de Taubaté -que atende a demanda de hospitais de 31 cidades da região- sofre constantemente com o estoque no limite. A unidade de Taubaté é a única pública que atende a demanda da região. De acordo com a administração, o estoque passa por baixas e, por conta do período seco, os números continuaram a cair e hoje as equipes trabalham com todos os tipos sanguíneos em nível baixo.


Demanda maior é pelos tipo O+, mais comum, e O-, tipo universal
Divulgação
Doar sangue é simples, rápido e não dói. Apesar disso, o Hemonúcleo de Taubaté -que atende a demanda de hospitais de 31 cidades da região- sofre constantemente com o estoque no limite. A unidade é a única pública que atende a demanda da região. De acordo com a administração, o estoque passa por baixas e, por conta do período seco, os números continuam a cair. Hoje as equipes trabalham com todos os tipos sanguíneos em nível baixo.
Em uma hora e meia uma única doação coleta 450 ml de sangue que podem salvar até três vidas. “Depois da coleta a bolsa é fracionada em duas partes principais, as hemácias e o plasma. Do plasma ela ainda pode ser fracionada mais uma vez, com a extração das plaquetas. Assim, uma coleta pode atender três demandas de pessoas diferentes”, explica a assistente social da unidade Sônia Andrade.
O problema não é apenas regional, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o ideal é que pelo menos 3% da população seja doadora, no Brasil esse percentual tem sido de 1,9% nos últimos cinco anos.
Como doar
Apesar do centro ficar em Taubaté, pessoas de toda a região podem fazer a doação. Durante todo o ano, as equipes mantêm um calendário que passa pelos municípios para coletas externas.
Neste mês as equipes vão passar por Caçapava, Cruzeiro, São Bento do Sapucaí e São Sebastião. Apesar de necessitarem de todos os tipos a maior demanda hoje é pelo O+, mais comum, e O-, por ser universal e portanto o usado em casos de emergência.
Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, não ter feito tatuagem ou colocado piercing há pelo menos um ano, não ter feito ingestão de bebida alcoólica 12h antes da doação. A unidade fica na rua Joaquim Távora s/nº, anexo ao Hospital Universitário, no Ceetro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30.
COLETAS
Caçapava – 19/9
Hospital FUSAM – avenida Dr. Pereira de Mattos, 63, no Centro
Das 8h às 12h
Informações: 3654-8800
São Bento do Sapucaí – 24/9
Posto de Saúde da Família – avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 490
Das 9h às 12h
Informações: 3971-1266
Cruzeiro – 25/9
Casa da Amizade – avenida Marrey Júnior, 367, no Santa Luzia
Das 8h às 12h
Informações: 3184-7062 ou 3144-2363
São Sebastião – 30/9
Hospital – rua Capitão Luiz Soares, 550, no Centro
Das 10h às 12h
Informações: 3893-3200
Posts Relacionados

Grupo Muffato investe R$ 65 milhões e confirma chegada do Max Atacadista em Jacareí

Certifica Cephas abre inscrições para certificação profissional

Homem é preso no Urbanova por violência psicológica e posse ilegal de arma de fogo
