Inpe completa mais uma bateria de testes com satélite CBERS-4
O modelo de voo do satélite Cbers-4 completou os testes de vibração nos seus três eixos, nesta segunda-feira (23), no Centro Espacial da Academia de Ciência e Tecnologia da China. Os testes reproduzem as condições pelas quais o satélite passa durante o lançamento.


Inpe completa mais uma bateria de testes com satélite CBERS-4
Divulgação/Cast
O modelo de voo do satélite Cbers-4 completou os testes de vibração nos seus três eixos, nesta segunda-feira (23), no Centro Espacial da Academia de Ciência e Tecnologia da China. Os testes reproduzem as condições pelas quais o satélite passa durante o lançamento.
Desde o início da montagem do satélite, em janeiro deste ano, todas as etapas têm a participação efetiva de técnicos e engenheiros do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Quinto exemplar do programa de satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, o CBERS-4 prossegue até agosto deste ano na fase denominada de testes ambientais térmicos realizados na câmara de termo-vácuo. A etapa final é o teste sistêmico de longa duração, com 100 horas contínuas de operação, com o satélite simulando operação em voo.
Na sequência é realizado a Revisão Final de Projeto (FDR, na sigla em inglês), prevista para setembro. O lançamento do Cbers-4 está programado para ocorrer na segunda semana de dezembro de 2014 no Centro de Lançamento de Taiwan, na China.
O Brasil é responsável por 50% dos subsistemas do satélite. A indústria nacional desenvolveu a estrutura, o subsistema de energia, as câmaras MUX e WFI, o gravador de bordo, o transmissor de dados, de coletas de dados e equipamentos do subsistema do computador de bordo.
A chegada do satélite à base de lançamento de Taiwan está prevista para a segunda semana de outubro, onde vai ser realizada a campanha de lançamento que inclui testes elétricos pós-transporte, montagem final dos painéis solares, enchimento dos tanques de combustíveis, montagem do satélite na coifa onde o satélite é instalado para ser levado ao espaço, instalação da coifa no topo do foguete lançador e testes com o satélite na torre de lançamento.
Posts Relacionados


Ecomuseu CSJ realiza Mutirão no Dia Mundial da Limpeza no Jardim Pararangaba

Semana Nacional do Trânsito tem ações educativas nas rodovias do Vale do Paraíba
