Inpe completa mais uma bateria de testes com satélite CBERS-4

O modelo de voo do satélite Cbers-4 completou os testes de vibração nos seus três eixos, nesta segunda-feira (23), no Centro Espacial da Academia de Ciência e Tecnologia da China. Os testes reproduzem as condições pelas quais o satélite passa durante o lançamento.

Escrito por: Do Meon2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
Inpe completa mais uma bateria de testes com satélite CBERS-4 (Divulgação/Cast)

Inpe completa mais uma bateria de testes com satélite CBERS-4

Divulgação/Cast

O modelo de voo do satélite Cbers-4 completou os testes de vibração nos seus três eixos, nesta segunda-feira (23), no Centro Espacial da Academia de Ciência e Tecnologia da China. Os testes reproduzem as condições pelas quais o satélite passa durante o lançamento.

Desde o início da montagem do satélite, em janeiro deste ano, todas as etapas têm a participação efetiva de técnicos e engenheiros do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Quinto exemplar do programa de satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, o CBERS-4 prossegue até agosto deste ano na fase denominada de testes ambientais térmicos realizados na câmara de termo-vácuo. A etapa final é o teste sistêmico de longa duração, com 100 horas contínuas de operação, com o satélite simulando operação em voo.

Na sequência é realizado a Revisão Final de Projeto (FDR, na sigla em inglês), prevista para setembro. O lançamento do Cbers-4 está programado para ocorrer na segunda semana de dezembro de 2014 no Centro de Lançamento de Taiwan, na China.

O Brasil é responsável por 50% dos subsistemas do satélite. A indústria nacional desenvolveu a estrutura, o subsistema de energia, as câmaras MUX e WFI, o gravador de bordo, o transmissor de dados, de coletas de dados e equipamentos do subsistema do computador de bordo.

A chegada do satélite à base de lançamento de Taiwan está prevista para a segunda semana de outubro, onde vai ser realizada a campanha de lançamento que inclui testes elétricos pós-transporte, montagem final dos painéis solares, enchimento dos tanques de combustíveis, montagem do satélite na coifa onde o satélite é instalado para ser levado ao espaço, instalação da coifa no topo do foguete lançador e testes com o satélite na torre de lançamento.

Publicado em:

Posts Relacionados