Queimadas em Jacareí triplicam no início desse ano e Defesa Civil faz alerta sobre crimes ambientais
Com 24 focos registrados apenas no primeiro trimestre, corporação reforça riscos à saúde e ao meio ambiente; maioria das ocorrências concentra-se na região sul

O avanço das queimadas em Jacareí acendeu um alerta vermelho para as autoridades ambientais neste início de ano. De acordo com dados oficiais da Defesa Civil, o número de ocorrências registradas nos três primeiros meses de 2026 mais que triplicou em comparação ao mesmo período de 2025. O salto estatístico é preocupante: enquanto no primeiro trimestre do ano passado foram atendidos sete casos, este ano o volume já atingiu 24 focos de incêndio em diferentes pontos do município.
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
A tendência de alta não parou em março. Somente nos primeiros 21 dias de abril, outras sete queimadas foram registradas, mantendo as equipes de prontidão. O levantamento detalhado da corporação aponta que a região sul da cidade é a área mais afetada pelo problema, apresentando a maior concentração de focos, seguida pelas regiões norte e oeste. Para o diretor da Defesa Civil, José Donizete Martins de Toledo, a maior dificuldade reside na origem desses incêndios, que em grande parte das vezes são provocados por ação humana intencional.
A situação reforça o pedido por colaboração e conscientização da população, já que o combate às chamas exige dedicação intensa das equipes para evitar danos estruturais e ambientais maiores. Além do impacto imediato na natureza, como a degradação do solo, a perda da biodiversidade e a emissão de gases do efeito estufa, as queimadas geram sérios riscos à saúde pública. A fumaça intensifica doenças respiratórias e irritações, sobrecarregando o sistema de saúde local.
Vale ressaltar que provocar queimadas é um crime ambiental previsto pela Lei nº 9.605/1998, sujeito a sanções legais. A Defesa Civil orienta que os moradores evitem o uso de fogo para limpeza de terrenos ou descarte de lixo e que denunciem atitudes suspeitas.
Posts Relacionados

Jacareí zera óbitos no trânsito em setembro e acumula seis meses sem mortes em vias municipais em 2026

Prefeitura de Jacareí estabelece obrigatoriedade de atualização cadastral para programas habitacionais

PRF prende suspeito após perseguição por roubo de carga de cigarros na Dutra
