KC-390 recebe certificado da Anac e fica mais perto de entrar em operação

Aeronave da Embraer é o primeiro cargueiro produzido no país

Escrito por: João Pedro Teles2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
embraer_kc390

Primeiros modelos serão vendidos em 2018 à FAB

Divulgação/Embraer

O cargueiro militar da Embraer, KC-390, atingiu nesta quinta-feira (21) a capacidade inicial de operação em demonstração à FAB (Força Aérea Brasileira). A empresa comemora o feito, já que ele assegura as condições necessárias para o início da operação da aeronave em conformidade com as condições impostas pela FAB.

O fato do cargueiro ter atingido a capacidade de operação rendeu à Embraer a certificação provisória do KC-90 pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), confirmando a adequação do projeto aos requisitos de certificação de aeronaves da categoria transporte.

A campanha de ensaios, somatória de testes realizados antes do modelo ser comercializado, acumula cerca de 1.500 horas de voo nos dois protótipos disponíveis. Além disso, a empresa afirma que os testes em laboratório já somam mais de 40 mil horas desenvolvendo os diferentes sistemas da aeronave.

Ainda segundo a Embraer, falta pouco para que o avião esteja apto a ser comercializado. Ao longo de 2018, a empresa prevê o recebimento do certificado final pela Anac, assim como ensaios de voo de funcionalidades militares, como testes de reabastecimento aéreo e lançamento de cargas.

A entrega do primeiro modelo está programada ainda para 2018. “A campanha de certificação tem avançado conforme o planejado e os testes realizados tiveram grande sucesso, comprovando a maturidade da aeronave e confirmando o desempenho e as capacidades previstas”, afirma o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider.

Publicado em: