Incêndios em mata preocupam bombeiros no Litoral
Número de casos representa mais que o dobro atendido no mesmo período de 2013


Apesar do tempo seco, os incêndios seriam criminosos
Jorge Mesquita/IL
O número de incêndios em mata registrados de janeiro até a última segunda-feira (10), em todo o Litoral Norte, já é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. O capitão Danilo Godoy, comandante do Corpo de Bombeiros na região, afirma nunca ter visto um verão como este. “O número de incêndios está bem elevado. O verão está muito seco, bem atípico”, afirmou.
São Sebastião é a cidade que mais registrou incêndios. Foram 28 este ano, contra cinco entre janeiro e fevereiro do ano passado. Em Caraguatatuba, já são 18 registros desde janeiro, contra sete no mesmo período do ano passado. Ilhabela já teve 24 incêndios, contra oito casos de janeiro a fevereiro de 2013.
Em Ubatuba foram 25 desde janeiro, contra 13 atendidos do mesmo período no ano passado. Ao todo foram 95 incêndios desde o primeiro dia do ano, três vezes mais do que o atendido no mesmo período de 2013, que teve 33 casos.
Crime
Segundo o capitão Godoy, a maior parte das ocorrências são de origem criminosa. “A gente vai lá para apagar o fogo e na grande maioria das vezes não dá para correr atrás de quem o provocou. Está calor, sim, mas a maior parte dos registros é criminoso”, comentou Godoy.
Ainda segundo o capitão, nenhum dos incêndios registrados chegou a atingir residências. “Muitos incêndios estavam bem perto de casas. Aconteceu isso na Praia Deserta e no Pontal da Cruz, em São Sebastião. Não chegou a alcançar, mas passou bem perto”, disse o Capitão.
“A gente gostaria muito de pegar os responsáveis por esses incêndios. Não deixe de denunciar. Uma coisa que parece simples pode perder o controle. Deixe sempre bem limpo em volta de sua casa para o fogo não propagar. E por favor, não queime nada, principalmente agora”, ressalto o Godoy.
Posts Relacionados

Chuvas em setembro aumenta em 30% o serviço de tapa-buracos

HM recebe classificação A+ da Sociedade Brasileira de Ortopedia

Sete procurados pela Justiça são capturados em menos de seis horas no Vale do Paraíba
