Defesa Civil faz vistorias em Ilhabela após estragos de temporal
Chuvas deixaram dois idosos mortos na cidade

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realiza, nesta quinta-feira (18), vistorias técnicas nas áreas atingidas pelas fortes chuvas que castigaram Ilhabela, no Litoral Norte paulista. O temporal provocou deslizamentos, alagamentos e enxurradas, resultando na morte de dois idosos e deixando ao menos 120 pessoas desalojadas no município, segundo a Prefeitura de Ilhabela.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
De acordo com o órgão estadual, uma equipe técnica foi enviada ao arquipélago para auxiliar no mapeamento dos danos e na elaboração de um plano de recuperação das regiões mais afetadas. A ação tem como objetivo identificar riscos remanescentes, orientar intervenções emergenciais e apoiar o poder público local na reconstrução das áreas atingidas.
Também nesta quinta-feira, um caminhão com materiais de ajuda humanitária da Defesa Civil estadual e do Fundo Social de São Paulo segue para Ilhabela. Os itens serão destinados às famílias impactadas pelo temporal, oferecendo suporte emergencial diante da situação de vulnerabilidade causada pelas chuvas.
Volume de chuva foi extremo
Ilhabela foi a cidade mais atingida pelas chuvas intensas. Em apenas três horas, foram registrados 69 milímetros de chuva — volume equivalente a cerca de dez dias de precipitação. Em todo o Litoral Norte, que inclui Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, choveu o volume médio esperado para três semanas no mesmo período.
O temporal ocorreu na noite de terça-feira e provocou cenas de destruição no arquipélago. Em alguns bairros, a água chegou à altura dos joelhos, formando correntezas em ruas residenciais. Carros foram arrastados pela enxurrada e moradores precisaram ser resgatados com o auxílio de botes.
Vítimas foram identificadas
As duas vítimas fatais do temporal foram identificadas. Artemio Guedes, de 78 anos, morreu ao ser atingido por escombros e lama enquanto fechava o portão de casa, após o deslizamento de um muro. Já Angelo Ricardo Repetto, de 84 anos, foi arrastado pela correnteza na Avenida Faria Lima, no bairro Água Branca, após a elevação repentina das águas de uma cachoeira.
A Prefeitura de Ilhabela segue monitorando as áreas de risco e prestando assistência às famílias desalojadas, enquanto as equipes da Defesa Civil trabalham para avaliar os danos e prevenir novos acidentes diante da possibilidade de instabilidade climática.
Posts Relacionados

Ações da Polícia Militar e do BAEP resultam em prisões por violência doméstica, porte e tráfico de drogas no Litoral Norte

Litoral Norte de SP tem 25 praias impróprias para banho, aponta Cetesb

Mais de 1,7 mil famílias de Ilhabela deixam de economizar na fatura de energia por falta de cadastro
