Litoral de SP tem 19 praias impróprias para banho, segundo Cetesb

Cinco delas estão no Litoral Norte; veja lista

Escrito por: Rubens Baracho2 min de leitura
Reprodução
Reprodução

O Litoral de São Paulo registra, nesta semana, 19 praias classificadas como impróprias para banho, de acordo com o relatório divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O balanço foi atualizado nesta quinta-feira (18) e a próxima avaliação está prevista para o dia 25 de dezembro.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Segundo o levantamento, cinco praias impróprias estão localizadas no Litoral Norte, enquanto outras 14 ficam no Litoral Sul do estado. A classificação faz parte do monitoramento semanal realizado pela Cetesb, que avalia a qualidade da água do mar a partir da análise da presença de bactérias indicadoras de contaminação.

De acordo com os critérios adotados pelo órgão ambiental, quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 mililitros de água, a praia é considerada imprópria para banho. Nesses casos, os trechos afetados são sinalizados com bandeira vermelha para alertar moradores e turistas.

A Cetesb orienta que a população evite entrar no mar em praias classificadas como impróprias, já que a exposição à água contaminada pode causar riscos à saúde, como infecções de pele, problemas gastrointestinais e outras doenças.

O relatório completo, com a lista atualizada das praias próprias e impróprias para banho em todo o litoral paulista, é disponibilizado semanalmente e pode ser consultado nos canais oficiais da Cetesb.

Veja lista:

Ubatuba

Itaguá – dois trechos

Caraguatatuba

Centro

Indaiá

São Sebastião

São Francisco

Guarujá

Enseada – Av. Santa Maria

Santos

Embaré

Boqueirão

Gonzaga

José Menino – R. Olavo Bilac

São Vicente

Praia da Divisa

Gonzaguinha

Prainha