Entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro, Ubatuba participa da campanha estadual “Fique Sabendo 2025”, iniciativa do Governo de São Paulo que reforça a oferta de testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis. A mobilização busca ampliar o diagnóstico precoce, garantir início imediato do tratamento e fortalecer estratégias de prevenção.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Durante o período, as unidades de saúde do município vão intensificar a testagem, realizada de forma sigilosa, com resultado em cerca de 30 minutos. Também serão promovidas ações educativas, busca ativa de pessoas que ainda não realizaram os exames e distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. Gestantes recebem atenção especial para prevenir a transmissão vertical.
“O teste é rápido, gratuito e sigiloso, mas pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa”, destacou a coordenadora municipal do programa IST/Aids, Flora Badaró. Segundo ela, o diagnóstico precoce permite interromper a cadeia de transmissão e iniciar o tratamento imediatamente.
Os dados recentes reforçam a preocupação. Em 2024, o município registrou 28 novos casos de HIV e 276 de sífilis adquirida. Em 2025, já são 35 novos casos de HIV contabilizados. “Mais do que números, a campanha busca promover informação e acolhimento”, completou Badaró.
O tratamento para HIV e sífilis é oferecido gratuitamente pelo SUS, com acompanhamento médico e suporte multiprofissional. Embora a campanha concentre as ações, os testes rápidos estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde.
Ubatuba também conta com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona em sistema porta aberta, sem necessidade de agendamento, no ambulatório de infectologia.
CEO da ITF projeta João Fonseca como futuro rival de Alcaraz e Sinner
Brasileiro de 19 anos saltou da 145ª para a 24ª posição no ranking da ATP em 2025
Queda de galho atinge banca e interdita rua no Parque Industrial em SJC
Incidente ocorreu na Rua Juazeiro do Norte no final da tarde;
Lyanco se pronuncia após confusão com torcedor do Atlético-MG em final; veja
Zagueiro Lyanco afirma que "reagiu" a xingamentos durante a disputa de pênaltis da Copa Sul-Americana, vencida pelo Lanús
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.