Lorena alerta para epidemia de dengue em período de chuvas
Durante o ano todo, agentes da Saúde visitam as casas conscientizando a população e ajudando na limpeza de seus quintais. Nesta sexta-feira, eles estiveram nos bairros Cidade Industrial e Bairro da Cruz, com um ritmo maior, após o alerta do risco de uma nova epidemia para o verão.

Lorena está preocupada com o aumento dos casos de dengue. Nesta quarta-feira (10) um caminhão vai percorrer as ruas do bairro Cidade Industrial para recolher entulhos. É só os moradores deixarem o material na calçada. Atenção, como o bairro é dividido por áreas, neste primeiro momento, o recolhimento será feito entre as ruas Piauí e Santa Catarina e no sentido da avenida Thomaz Alves Figueiredo à estrada municipal Santa Terezinha.
De acordo a Vigilância Epidemiológica, a densidade larvária está quase o dobro da média, que é 3.9 e atualmente está em 6.9. A tendência se a população não mudar o comportamento é de que com a chegada das chuvas e das altas temperaturas essa infestação, que já vem muito alta, acabe gerando uma situação ainda mais grave, comenta o educador de saúde da Vigilância Sanitária de Lorena, Davi Quadros.
Segundo o supervisor Francismar Tristão, são 46 casos de dengue na cidade, destes 43 desses são autóctones, ou seja, foram contraídos na cidade. “Todos os bairros tem um alto índice da presença desse mosquito, mas em relação à transmissão da doença esse ano, a Vila Nunes, em especial, tem preocupado bastante, pois concentra o maior número de pessoas infectadas”.
De acordo com Quadros, as equipes que estão nas ruas ainda sofrem muita resistência por parte dos moradores. “É muito importante a população primeiro entender que os agentes estão treinados e capacitados, e que cada quintal tem uma característica própria”.
O educador ressaltou ainda a importância dos moradores procurarem uma assistência médica. “Com o hábito do brasileiro de se automedicar, se ele for um paciente de dengue e tomar qualquer remédio para febre ou para dor que tiver como base o ácido acetilsalicílico, ele pode favorecer quadros hemorrágicos. Ele transforma uma dengue clássica em hemorrágica pelo uso inadequado do medicamento”.
Satisfeita com a visita dos agentes, a moradora do bairro Cidade Industrial, Márcia Jerônimo, lembra que é um trabalho em conjunto. “A gente faz a nossa parte, mas tem vizinhos que não”, preocupasse.
De olho
Os sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça, dor nas juntas e articulações, pele áspera com manchas avermelhadas, dor atrás dos olhos. Os da dengue hemorrágica são todos os sintomas da dengue acompanhados por sangramento de gengiva, e nariz. Este tipo ainda pode ser mascarado, já que em alguns casos, não é possível ver o sangue. O paciente alega dores abdominais constantes e tem febre que aparece e desaparece instantaneamente.
Posts Relacionados

Calçada de 130 km para romeiros na Dutra: veja o que se sabe sobre projeto até Aparecida

Chuva mata oito bovinos, alaga casa e provoca deslizamento em rodovia no Vale do Paraíba

EDP investe R$ 4,5 milhões para ampliar capacidade energética de Lorena em 15%
