Moradores reclamam de veículos abandonados em São Sebastião

O aposentado Francisco Tenório dos Santos, 69 anos, mora em uma rua que tem o nome dele, no Itatinga, mas o fato não nem sido motivo de orgulho e sim de preocupação, por conta da permanência de veículos abandonados que atrapalham a passagem pela rua. “Já chegou a ter uns quatro carros abandonados, hoje tem essa pickup.

Escrito por: Cris Lopes3 min de leitura
fundo_placeholder-023136

O aposentado Francisco Tenório dos Santos, 69 anos, mora em uma rua que tem o nome dele, no Itatinga, mas o fato não nem sido motivo de orgulho e sim de preocupação, por conta da permanência de veículos abandonados que atrapalham a passagem pela rua. “Já chegou a ter uns quatro carros abandonados, hoje tem uma pickup. Dá para se ter uma noção de quanto tempo está ali pelo matagal que cresce a redor dela”, relata.

Santos relata que já teve problemas de trafegar pela via por conta do veículo, que segundo ele foi mal estacionado. O morador relata ainda que o veículo abandonado atrapalha a visão. “A rua é muito estreita. Outro dia, trafegava pela rua quando veio um outro carro no sentido contrário; na altura do veículo abandonado, bati a lateral do meu carro nele. Isso me deu um prejuízo de R$ 1.200”, diz.

Mas o problema dos automóveis não se refere apenas àqueles que são abandonados nas ruas, mas também aos que são estacionados de forma irregular nas calçadas por seus donos. É o que relata uma moradora da Avenida Josepha Santana Neves, também no Itatinga, que prefere não se identificar temendo represália dos próprios vizinhos. “As pessoas deixam os carros direto na calçada, atrapalhando a passagem dos pedestres e aumentando o risco de acidentes”, alerta a moradora que se ressalta o fato de a avenida fazer parte do itinerário de ônibus.

“A avenida já é estreita e com os carros na calçada, as pessoas são obrigadas a andar na via e se exporem ao risco de acidentes. Já presenciei vários idosos com dificuldades para passar pela calçada, alguns até tropeçam, sem contar os cadeirantes”, completa.
A referida moradora reforça ainda que agentes da Divisão de Trânsito da Prefeitura já estiveram no local há cerca de três meses, orientando os moradores a não estacionar sobre as calçadas. “Mas eles não voltaram mais e os moradores, donos dos carros, não respeitam o direito dos pedestres”, desabafou. Além dos carros estacionados em área irregular, a munícipe alega que a avenida precisa de recapeamento. “São muitos buracos, o que aumenta o risco dos acidentes, principalmente com os ciclistas”, alega.

Providências
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Sebastião informa que com relação ao abandono de veículos a Divisão de Trânsito (Ditraf) comunicou ao Ciretran –responsável pela retirada do veículo do local– para providenciar a remoção dos mesmos. “Contudo, há uma proposta para ajustar a legislação municipal para que o setor possa efetuar o recolhimento dos veículos neste tipo de situação”.

Já com relação aos veículos estacionados nas calçadas e em casos de transtornos pontuais, a prefeitura sebastianense orienta aos moradores a entrar em contato por meio do telefone 153 (Centro de Operações Integradas) solicitando uma viatura ao local para fiscalização imediata e regularização da situação. “O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que quem estacionar veículo em calçadas está cometendo infração de trânsito (parar o veículo no passeio destinado a pedestres) o que acarreta multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação do motorista”.

Já em relação à manutenção, técnicos da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre) irão até o local para verificar a situação e incluir a limpeza da área no cronograma de manutenção do bairro. “Vale ressaltar que todo o município passa por manutenção periodicamente desde a Costa Norte até a Costa Sul como vem sendo divulgado pela Prefeitura”, encerrou a assessoria em nota.

Publicado em:

Posts Relacionados