ONG promove baile e realiza sonho de dez debutantes em S. José dos Campos

Adolescentes mudam de vida e de comportamento para participar do baile

Escrito por: Elaine Rodrigues2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
debute

ONG promove baile e realiza sonho de dez debutantes

Divulgação/TVEA

Dez meninas de 15 anos, em São José dos Campos, realizaram o sonho de ter seu baile de debutante. Garotas que, há seis meses, foram convidadas pela ONG Transformando Vontade em Ação para deixar de lado as ruas, drogas e a violência, para começar uma nova vida.

O baile foi realizado com tudo que uma debutante tem direito. Vestido, maquiagem e cabelo, comidas e bebidas, decoração e até príncipe para a valsa. O evento produzido pela ONG com a ajuda de empresários e voluntários, é parte de um projeto que quer resgatar por meio de rodas de conversa e da dança a auto-estima e os sonhos de crianças e adolescentes.

“A gente pega meninas que não tem comportamento exemplar. Meninas que tem envolvimento com drogas e trazemos para perto, mostramos que elas podem fazer diferente. Elas esperam pelo baile, mas a cada sábado, nas reuniões, são resgatados sonhos, histórias, a auto-estima e até mesmo a vida”, conta Tathiane Sales, 33 anos, fundadora da ONG.

Emoção
“Foi muito mais que imaginava, uma noite especial e incrível. Sempre sonhei com um baile, com esse momento e foi muito importante para mim”, conta Maria -nome fictício- uma das debutantes.

Maria tem 15 anos e conheceu a ONG há seis meses. “Antes de participar deste grupo, perdi meu pai, que morreu há um ano, depois meu irmão foi preso. Era muita coisa acontecendo na minha casa, fiquei perdida, confusa. Saí da igreja, me envolvi com más companhias e cheguei a pensar em me matar”, diz.

Depois das rodas de conversa e das aulas de dança na ONG aos sábados, Maria relata que muita coisa mudou em sua vida. “No começo achei que não ia dar certo, mas tudo mudou, as minhas amizades, a vida. Aqui é tudo de bom”.

Projeto
Este é o segundo ano que a equipe do Transformando Vontade em Ação promove o baile com as meninas atendidas no projeto. Para 2015, o objetivo é expandir a ação e atender também garotos. “Hoje temos 20 meninas na ONG. Ano que vem vamos ampliar a ação. Começamos com o combate à exploração sexual infantil e agora trabalhamos no resgate da identidade destes jovens. É um projeto gratificante, que não pode parar”, conclui Tathiane.

Para saber mais sobre a ONG Transformando Vontade em Ação e como ajudar, acesse a página do grupo no Facebook.

Publicado em: