Pinda tem mais de 40 casos de homicídio e latrocínio em 2014

Índice de criminalidade na cidade aumentou 75% em relação ao ano anterior

Escrito por: Meon Redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140827_policia_assalto_loja_das_aliancas_banhado_flavio_pereira_5

Índice de criminalidade na cidade aumentou 75% em relação ao ano anterior

Flávio Pereira/Meon

A criminalidade aumentou 75% em Pindamonhangaba, no ano passado. De acordo com dados da secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o município registrou, 42 casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) e latrocínio (roubo seguido de morte) , contra 24 no ano anterior. Outros crimes, como homicídio culposo (quando não há a intenção de matar), subiu para 32 casos em 2014, sendo que em 2013 foram 25 ocorrências.

Os casos de roubos e furtos (incluindo os de veículos, cargas e a bancos) são os de maior ocorrência na cidade, e também registraram um aumento de 108 casos, sendo mais de 2.340 registros em 2013, e mais de 2.450 no ano passado.

Já os crimes de tentativa de homicídio e tráfico de drogas houve uma diminuição. De 2013 para 2014, teve uma baixa de 24 casos.
Entre os casos de repercussão no ano passado, estão o da advogada Nilza Maria Hinz, de 72 anos, morta em julho, no bairro Alto Cardoso. Um metalúrgico aposentado se apresentou à polícia e confessou o crime, que teria sido motivado por uma disputa judicial envolvendo a venda de um imóvel.

Também em julho, um jovem de 18 anos atirou e matou o padrasto, dentro de um restaurante, no bairro Vila Rica. Em novembro, um homem de 36 anos foi alvejado na cabeça, no Vista Alegre, e um adolescente foi executado com mais de dez tiros, em Moreira César. Em dezembro, o município registrou três homicídios em apenas um final de semana.

Com o alto índice de criminalidade, policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) da PM de São Paulo estão atuando em na cidade desde o último dia 15, sendo esta a segunda vez que a equipe vem para o município em menos de um ano.

Além da Rota, o reforço policial também está sendo feito pelo Baep (Batalhão de Operações Especiais da Polícia) da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com operações preventivas para combater o crime organizado, tráfico de entorpecentes, armas e apreensão de procurados pela Justiça.

Publicado em: