Vídeo: Polícia Ambiental resgata papagaios em Caraguá
Por lei, aves e outros animais silvestres não podem ser mantidos em cativeiro

A Polícia Militar Ambiental resgatou nesta segunda-feira (16) de manhã dois papagaios após denúncia de maus-tratos no bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba.
De acordo com a denúncia, uma mulher agredia e gritava com os papagaios e cachorro que viviam na casa dela.

Os policiais foram recebidos pela moradora e verificaram que os animais não tinham sinais de maus-tratos. O cachorro estava bem nutrido, com água disponível e cobertura para dormir. Os papagaios também estavam bem cuidados, porém, a responsável não tinha autorização estadual, distrital ou do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para mantê-los em cativeiro.
Por causa disso, as aves foram recolhidas e destinadas ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Lorena, onde receberão cuidados. Já a responsável pelos animais terá de pagar multa de R$1.000 por crime ambiental.

Tráfico de animais silvestres
A Polícia Ambiental alerta que o papagaio-verdadeiro é um dos principais alvos dos traficantes de animais.
Por “falar” e ser encontrado facilmente no Brasil, a ave é procurada para ser vendida como animal de estimação. A comercialização ilegal envolve formas precárias de captura e transporte, e que machucam.
As aves são transportadas em caixas apertadas e até caixas de sapato, sem ventilação e escondidas da fiscalização, o que resulta na morte de grande parte delas.
As denúncias de comércio ou manutenção ilegal de papagaios ou outros animais silvestres em cativeiro podem ser feitas pelo 190 de Caraguatatuba ou pelo telefone (12)3886-2200.
Posts Relacionados

Chuva mata oito bovinos, alaga casa e provoca deslizamento em rodovia no Vale do Paraíba

EDP investe R$ 4,5 milhões para ampliar capacidade energética de Lorena em 15%

Defesa Civil emite alerta severo para chuva forte em São José dos Campos e Jacareí
