Praia de Ubatumirim é cercada com estacas para impedir ‘rachas’ na areia
Prefeitura instalou bloqueio para evitar acidentes; praia deve ganhar Zona Azul


Uma das praias mais extensas de Ubatuba, com mais de 4 quilômetros, Ubatumirim, localizada na região norte do município foi cercada e a partir deste mês passa a ter cobrança da Zona Azul. A medida visa atender pedido da comunidade em decorrência de acidentes e rachas praticados por usuários.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de Ubatuba, por meio de nota, destacando que há muito tempo a comunidade da região do Ubatumirim solicita uma ação da Administração Pública a fim de minimizar o trânsito de veículos pela faixa de areia da praia.
“Inclusive, diversas irregularidades são cometidas por alguns motoristas, como disputas de velocidade (rachas), menores de idade pilotando e veículos transitando em área para banhistas – onde já foram registrados acidentes/ atropelamentos”, diz a nota.
“Trata-se de uma decisão da municipalidade em conjunto com a comunidade, que após uma avaliação, optou pela implantação dos piquetes, limitando o local de acesso dos veículos, deixando a faixa de areia livre para os banhistas transitarem à vontade e preservando a vida e a integridade deles”.
Por se tratar de faixa de marinha, a administração municipal informa que a Secretaria do Patrimônio União (SPU) será oficializada nos próximos dias sobre o resultado do ordenamento no local.
O tesoureiro da Associação Amigos Praia do Ubatumirim (APU), Juarez Barbosa, conta que há cerca de um ano um morador local foi atropelado por esses veículos que invadem a areia. O bairro é reduto de pescador e conta com cerca de 45 famílias, cerca de 200 moradores.
Barbosa frisa que há 11 anos a comunidade deu início à essa batalha. “Depois de muita luta chegou-se à conclusão que, nesse momento, a Zona Azul não é apenas com a intenção de arrecadar, mas sim ajudar a ordenar a praia. Esse povo precisa de regras”.
Com a colocação de piquetes, a prefeitura informa que, inicialmente será uma medida experimental com orientação para garantir a segurança no local e que durante esse período não haverá cobrança de zona azul.
Posteriormente, deve ser adotado o sistema de Zona Azul que custa R$ 12 para uso nas praias e R$ 2 no estacionamento rotativo, no Centro da cidade. Atualmente, as praias com Zona Azul são: Maranduba/Sapê/Lagoinha; Lázaro; Toninhas; Praia Grande; Tenório; Vermelha do Centro; Perequê Açu; Itamambuca; Félix. O gerenciamento é feito pela Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e veículos com placa de Ubatuba não terão cobrança da Zona Azul.
Posts Relacionados

São José expande iluminação de LED para 24 pontos

São José realiza 1º Jogos Escolares Paradesportivos

RioSP inicia montagem de 29 pontos de apoio para romeiros na Via Dutra e na Rota da Luz
