Prefeita Ana Karin (PR) tem mandato cassado em Cruzeiro

A prefeita de Cruzeiro Ana Karin (PR) teve o mandato cassado na tarde desta terça-feira (11) pelos vereadores da cidade. A cassação foi aprovada por unanimidade pelos dez parlamentares do Legislativo.

Escrito por: Moisés Rosa2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140603_anakarin_divulgacaoprefeitura

Ana Karin tem mandato cassado

Divulgação/PC

A prefeita de Cruzeiro, Ana Karin (PR), teve o mandato cassado na tarde desta terça-feira (11) pelos vereadores, que aprovaram por unanimidade o pedido de afastamento em sessão especial convocada pela Câmara. Com a decisão, o vice-prefeito Rafic Zake Simão (PMDB) assumiu o comando da prefeitura.

O pedido de cassação, realizado pela Comissão de Investigação Processante, foi motivado por supostas “infrações políticas administrativas” cometidas por Ana Karin em contratos firmados com a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Sorrindo para a Vida, entre 2010 e 2014, no valor de R$ 2,2 milhões.

O afastamento ocorreu após alterações da Lei Orgânica de Cruzeiro aprovadas pelos vereadores nesta segunda-feira (10). Essas mudanças permitiram a Câmara solicitar o afastamento imediato de Ana Karin, já que ela possui situações judiciais desfavoráveis em primeira instância, como bloqueio de bens e situações administrativas.

Outro lado
Segundo Ricardo Porto, advogado de Ana Karin, a cassação teve cunho político. “O afastamento é político e devemos recorrer no Tribunal de Justiça nesta quarta-feira (12)”. Sobre o contrato com a OSCIP, ele relata que não houve irregularidade. “Tomaram como desculpa a prestação de contas que deveria ser feita pela própria entidade e não pela prefeitura”, relata.

Na manhã desta terça-feira (11), antes da cassação, a prefeita Ana Karin divulgou nota em que informava que “ao longo de dois mandatos à frente do Poder Executivo sempre primou pela ética, transparência, legalidade e sobretudo pela incansável e obstinada luta na defesa do interesse comum e pela melhoria da qualidade de vida e saúde da população”.

Também diz que “tem a convicção de que no fim a verdade prevalecerá, por isso fará uso de todas as prerrogativas e recursos que a legislação lhe assegura para que consiga restabelecer a estabilidade política administrativa no município, garantindo a continuidade do desenvolvimento, de investimentos, recebimento de recursos, execução e entrega de obras à população, melhoria da infraestrutura urbana, saúde, educação e outros benefícios em prol de nossa população”.

Publicado em:

Posts Relacionados