Prefeitura de Guará quer retomada de hemonúcleo na cidade

Vice-prefeito e deputado estadual solicitaram avaliação à hemorrede, da Scretaria de Estado da Saúde

Escrito por: Ana Lígia Dal Bello2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Desde o começo do ano, a Prefeitura de Guaratinguetá, por intermédio do vice-prefeito da Régis Yasumura, vem negociando com o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) a retomada do hemonúcleo na cidade. A expectativa é de que o local atenda as cidades de Pindamonhangaba até Guará, no Vale Histórico. O encontro mais recente foi na terça-feira (5).

Vice-prefeito e deputado já solicitaram à hemorrede, da Secretaria de Estado da Saúde um estudo que avalia as condições de reativação do hemocentro. Ainda não há previsão de local de funcionamento.

No final do mês passado, o jovem Caíque Rodrigues, de Aparecida, esteve internado no Hospital Frei Galvão para tratamento contra um câncer. Ele precisava de doações de sangue e a família chegou a fazer campanha para pedir doações, mas o rapaz não resistiu. O  caso está entre os motivos alegados para a reativação do centro.

Reprodução
Caique Rodrigues (Reprodução)

Segundo a assessoria do vice-prefeito, há também a possibilidade de facilitar o serviço às unidades de saúde da cidade, entre elas, os hospitais Frei Galvão e Cepog e a Santa Casa, além de encurtar o caminho para quem deseja doar sangue e não tem condições de ir até o hemocentro de Taubaté.

Uma vez aprovado pela hemorrede, o próximo passo é solicitar ao DRS (Departamento Regional de Saúde) de Taubaté que avalie a viabilidade da retomada do serviço em Guará.

Tags:destaquedoação de sanguerotativoPublicado em: