Programas sociais tem novos postos de inscrição em São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos vai aumentar em junho, os postos de atendimento do CadÚnico (Cadastro Único). O serviço que dá acesso aos programas sociais como o Bolsa Família, Pronatec, Minha Casa Minha Vida, entre outros, agora pode ser encontrado em todas as unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade.

Escrito por: Do Meon2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140611_pagamento_bolsafamilia01_semthas

Mais de 19 mil pessoas recebem o Bolsa Família em São José dos Campos

Divulgação

A Prefeitura de São José dos Campos vai aumentar em junho, os postos de atendimento do CadÚnico (Cadastro Único). O serviço que dá acesso aos programas sociais como o Bolsa Família, Pronatec, Minha Casa Minha Vida, entre outros, agora pode ser encontrado em todas as unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade.

Antes da mudança, o cadastro nos programas assistenciais só podia ser feito na sede do Bolsa Família (onde). Já atendem no novo sistema as unidades do Cras Norte e Cras Vila Industrial. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, nos primeiros dias, só no Cras Norte foram realizados 11 novos cadastros, sete atualizações, cinco consultas de benefícios no sistema da Caixa Econômica Federal e 11 informações sobre o cadastro.

Até o final do mês a descentralização vai se estender às unidades de atendimento da região sul, no Bosque dos Eucaliptos e  Dom Pedro. Depois também receberam o serviço o Cras Eugênio de Melo, do Parque Santa Rita e Centro.

Extrema pobreza
Além da inclusão das famílias nos programas assistenciais, a SDS informa que tem realizado ações de busca ativa em bairros mais distantes de São José, com o objetivo de localizar pessoas em situação de extrema pobreza.

De acordo com a pasta, a medida faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, que beneficia famílias com renda per capita inferior a R$ 70 por mês. Após encontrar pessoas em situação de miséria, a equipe da secretaria realiza a inserção dessas famílias nos serviços da assistência social do cidade.

Este ano, desde que a busca ativa foi iniciada, foram realizadas ações nos bairros Rio Comprido, Travessa Januária, São Francisco Xavier e Freitas. Até maio, havia 39.538 famílias inscritas no CadÚnico e 19.853 recebendo o benefício do Bolsa Família.

Os endereços de cada Cras pode ser obtido na página da SDS na internet.

Publicado em:

Posts Relacionados