Sanatório Maria Imaculada completa 80 anos em São José dos Campos
Exposição e missa solene celebram a data; 80 religiosas moram no local


Religiosas que moram no local realizam trabalhos sociais
Divulgação
O Sanatório Maria Imaculada é um patrimônio histórico, cultural e religioso de São José dos Campos, e completa 80 anos na próxima terça-feira (6). Fundado por Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, em 1935, o Sanatório recebe mensalmente a visita de milhares de pessoas em busca de conforto espiritual ou apoio social.
No local moram cerca de 80 religiosas, 45 pacientes idosas e trabalham 100 funcionários. As religiosas realizam trabalhos sociais junto à comunidade carente por meio das pastorais de rua, vocacional e da saúde. Também é realizado um trabalho de aconselhamento e orientação às famílias.
“Foi a necessidade de ajudar e apoiar as mulheres tuberculosas que motivou Madre Teresa a construir o Sanatório. A partir desse trabalho a obra se expandiu. Felizmente, muitas pessoas receberam ajuda e ainda continuam recebendo. Permaneceram a vida, a fé e a religiosidade no local”, explica a Irmã Sandra Maciel Notolini, superiora geral da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.
Uma exposição feita no próprio Sanatório ficará em cartaz até o dia 6 de outubro, com fotos e objetos da época da fundação do antigo Sanatório. Serão organizadas visitas guiadas à exposição e ao Memorial de Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, que viveu no Sanatório, morreu no local em 1972 e encontra-se em processo de canonização no Vaticano, sendo considerada oficialmente “Venerável Madre Teresa”.
Além disso, a data será comemorada com uma missa solene nesta terça-feira (6), às 18h, celebrada pelo Padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior, fundador dos Sacerdotes da Ressurreição, que conheceu Madre Teresa e recebeu dela acolhida e tratamento enquanto estava doente.
Atualmente, o Sanatório Maria Imaculada abriga a sede do Governo Geral da Congregação das Pequenas Missionárias, um Pensionato para Idosas, a Capela do Maria Imaculada e o Memorial de Madre Maria Teresa que conserva todos os objetos do período que ela viveu no local. As visitas podem ser agendadas antecipadamente pelo telefone (12) 99199-8963.
Posts Relacionados

Prêmio AMVALE UNITAU anuncia vencedores em novembro após edição recorde

Ações preventivas preparam cemitérios para o Dia de Finados

Jacareí retoma contagem do tempo de serviço de servidores congelado na pandemia
