São José começa a vacinar bebês contra o sarampo nesta terça-feira
Vacinas estão disponíveis em 4 cidades da RMVale para crianças de 6 meses a menores de um ano


Vacinas são ofertadas a crianças de 6 meses a menores de 12 meses
Reprodução/Charles de Moura/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos comunicou que a vacina contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de um ano está disponível a partir desta terça-feira (13) nos postos de saúde. Desde segunda-feira (12), outras três cidades da RMVale foram autorizadas pela Secretaria de Estado de Saúde a aplicar a dose nesse público.
Em São José, a Vigilância Epidemiológica do Estado confirmou o envio de um lote extra de 5.400 doses da vacina para atender o público específico. No município, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Idealmente, a vacina é aplicada em duas doses, aos 12 e aos 15 meses de idade. A decisão de antecipar a primeira dose se justifica pela circulação do vírus em cidades paulistas.
A aplicação da chamada ‘dose D’ tem por objetivo proteger os bebês e não será contabilizada no calendário vacinal, ou seja, aos 12 meses os pais das crianças deverão levar seus filhos aos postos para receber a tríplice viral novamente e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.
Além de São José dos Campos, Taubaté, Caçapava e Pindamonhangaba também estão autorizadas a oferecer a dose para as crianças com a faixa etária informada. Esses são os quatro municípios da região que registraram casos de sarampo.
Casos de sarampo na RMVale
Na região, Caçapava concentra o maior número de casos da doença (9); São José dos Campos tem cinco; Taubaté registrou um caso e Pindamonhangaba tem três registros da doença.
Posts Relacionados

Via Dutra terá obras de recuperação do pavimento até 22 de outubro

Prazo de inscrições para o Vestibular Unesp 2027 chega aos últimos dias

Jovem de 16 anos que estava desaparecido é achado morto a tiros no Litoral e Vale
