São José vai distribuir 25 mil testes para detectar metanol em bebidas

Estabelecimentos receberão os kits na próxima semana

Escrito por: Rubens Baracho2 min de leitura
Kit_bebidas_sjc-198398

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta sexta-feira (14) que vai distribuir 25 mil testes para identificação de adulteração de bebidas alcoólicas a bares e restaurantes da cidade. A ação ocorre após uma onda de casos graves de intoxicação por metanol registrados no Brasil — especialmente em São Paulo, que já confirmou nove mortes decorrentes da contaminação.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Os kits serão entregues às associações do setor a partir da próxima semana e poderão ser utilizados preventivamente pelos estabelecimentos, antes de servir bebidas destiladas aos consumidores. Parte dos testes também ficará com as equipes municipais de fiscalização.

De acordo com o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Mario Muniz, o objetivo é reforçar a segurança dos clientes e ampliar o controle sobre possíveis adulterações.

“A prefeitura está adquirindo 25 mil testes para apoiar bares e restaurantes, para que eles possam aplicar esses testes e dar mais segurança aos consumidores. Também vamos ficar com alguns testes, para que a nossa equipe possa usar em fiscalizações”, afirmou.

Como funcionam os testes

Os kits são produzidos por uma empresa instalada no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos e utilizam um método baseado na oxidação seletiva de metanol e etanol em temperatura ambiente — processo semelhante ao que ocorre no organismo humano.

A amostra de bebida testada muda de cor de acordo com a presença de metanol: quanto mais intensa a tonalidade, maior a probabilidade de adulteração. O resultado é obtido em poucos segundos, permitindo uma checagem rápida e eficaz.

Distribuição começa na próxima semana

A administração municipal prevê iniciar a entrega na próxima semana.

“Os kits já devem estar disponíveis para que as associações possam entregar para os bares e restaurantes e já colocar em uso. É uma ação preventiva antes de vender as bebidas destiladas”, completou Muniz.

Com a medida, São José dos Campos se antecipa à crescente preocupação nacional com a adulteração de bebidas e busca reforçar a segurança dos consumidores em um momento de alerta sanitário.