Verão em SJC: Hospital Municipal alerta para risco de animais peçonhentos

Com o aumento do calor e das chuvas, escorpiões, cobras e aranhas ficam mais ativos

Escrito por: Maria Júlia da Silva Binotto2 min de leitura
Antidoto-882647

O verão em São José dos Campos traz, além das altas temperaturas, um alerta importante para a saúde pública: o aumento no risco de acidentes com animais peçonhentos. A combinação de calor e umidade torna escorpiões, serpentes e aranhas mais ativos, coincidindo com o período em que a população mais frequenta trilhas, rios e chácaras.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Em 2025, o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence registrou números expressivos: 321 atendimentos por picadas de aranha, 142 por escorpiões e 36 por serpentes. “O tempo entre a picada e o atendimento faz toda a diferença para evitar complicações graves”, alerta a enfermeira Clarice Aparecida Santana, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da unidade.

Onde buscar socorro em SJC

A cidade conta com três Pontos Estratégicos de Soro e Antiveneno (PESA) com funcionamento 24 horas:

• Hospital Municipal (Vila Industrial): Referência total para cobra, escorpião, aranha e lonomia (lagarta).

• Hospital de Clínicas Sul (Parque Industrial): Atendimento para casos de escorpião e aranha.

• UPA São Francisco Xavier: Atendimento para cobra, escorpião e aranha.

Grupos de Risco e Cuidados Especiais

Crianças de até 10 anos e idosos são os mais vulneráveis. No caso de picadas de escorpião em crianças, o quadro pode evoluir para complicações sistêmicas graves muito rápido, exigindo observação mínima de seis horas, mesmo que os sintomas iniciais pareçam leves.

O que fazer (e o que NÃO fazer)

Em caso de acidente, a recomendação é manter a calma, lavar o local apenas com água e sabão e seguir imediatamente para um ponto de referência.

❌ NUNCA FAÇA:

• Torniquetes ou garrotes (interromper a circulação);

• Furar, cortar ou queimar o local da picada;

• Sugar o veneno com a boca;

• Aplicar café, terra, folhas ou ingerir álcool.

Principais vilões da estação

• Escorpiões: Causadores da maioria dos acidentes urbanos. Em adultos, a dor costuma ser local, mas em crianças pode levar ao óbito.

• Aranhas: Atenção à Aranha-marrom (picada pouco dolorosa que causa necrose posterior) e à Armadeira (muito agressiva e com dor intensa imediata).

• Serpentes: Os grupos de maior importância médica no Brasil incluem as Jararacas (90% dos casos), Cascavéis, Surucucus e Corais-verdadeiras.

Posts Relacionados