São José inaugura estação de tratamento de esgoto na zona leste
Cerimônia teve participação do governador Geraldo Alckmin neste sábado








Em visita a São José dos Campos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto Pararangaba, na zona leste da cidade, na manhã deste sábado (15). Com a nova estação entregue pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), São José passa a tratar 98% do esgoto coletado.
O atual prefeito Carlinhos Almeida (PT) não participou da inauguração e foi representado pelo diretor de concessionárias da SSM (Secretaria de Serviços Municipais), Renê Vernice. Em tom de festa, a cerimônia de entrega da estação foi marcada também pela participação do deputado federal Eduardo Cury (PSDB), o prefeito eleito em São José, Felicio Ramuth (PSDB), além de vereadores do mesmo partido e da base aliada.
“São Jose dos Campos está de parabéns, universalizou o saneamento básico, com 98% de esgoto coletado e tratado. E isso despolui o rio Pararangaba, os córregos e o rio Paraíba, que está voltando a ter peixes. São mais 21 tipos de espécies. Esse dois por cento são áreas de risco ou de proteção ambiental”, disse Alckmin.
Para o deputado federal Eduardo Cury, a obra, que teve início na sua administração, foi coordenada pela prefeitura e atende toda a região do Novo Horizonte e Bairrinho, na zona leste. “Hoje é um dia bacana para todos nós. É uma grande notícia para São José. Só essa estação vai cuidar 25% de todo o esgoto da cidade”, afirmou.
O prefeito eleito Felicio Ramuth disse que agora faltam algumas ligações da rede de esgoto, de alguns bairros, para a estação. “É um trabalho que temos que aprimorar, vamos trabalhar em conjunto, compartilhando recursos para poder melhorar os serviços diários de manutenção que vamos cobrar da Sabesp”, disse ele.
Estação
A nova estação tem capacidade de tratar 404 litros por segundo. Com investimento de R$ 80,4 milhões, a estação contribui para a despoluição de córregos como o Alambari, Botujuru e Pararangaba, que deságuam no rio Paraíba, responsável por abastecer 15 milhões de pessoas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
“Os investimentos feitos nos últimos cinco anos pela Sabesp possibilitaram um avanço na qualidade do rio Paraíba do Sul. Mesmo com a crise hídrica enfrentada por todos, com diminuição severa de vazões desse rio, estamos entregando uma água de excelente qualidade”, disse o superintendente regional da Sabesp, Fernando Lourenço de Oliveira, por meio da assessoria de imprensa.
O diretor de concessionárias da SSM (Secretaria de Serviços Municipais), Renê Vernice, disse ao Meon que a operação na estação teve início no ano passado, mas somente agora ela começou a operar 100%. “Foi feita com acompanhamento da prefeitura. Fizemos de tudo para que essa obra fosse concluída e cobramos da Sabesp para que isso acontecesse. Foi uma conquista muito boa para a cidade e conseguimos concluir a obra na atual gestão”, disse.
Posts Relacionados


Homem é preso por violência doméstica, ameaça e resistência em São José

