São José reforça a prevenção contra ISTs com ação de testagem e conscientização
Prefeitura oferece testes rápidos e informações até 8 de dezembro

A Prefeitura de São José dos Campos deu início neste sábado (30) a uma importante campanha de prevenção e conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Com o objetivo de ampliar o acesso à testagem e destacar a importância do diagnóstico precoce, a ação vai até o dia 8 de dezembro, com diversas atividades em locais estratégicos da cidade.
Neste fim de semana, o Vale Sul Shopping recebe o início das ações, com a oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A população também poderá retirar preservativos e autotestes para HIV, além de receber orientações sobre como se prevenir de maneira combinada. Essas atividades continuam durante todo o mês em diversos pontos, como bares, albergues municipais e unidades de saúde, alcançando pessoas de todas as idades e em diferentes situações.
A campanha faz parte do Dezembro Vermelho e busca intensificar o cuidado com a saúde sexual e o bem-estar da população. Desde o início de 2023, a Prefeitura implementou o programa Teste Já, que permite que qualquer pessoa, mesmo fora da sua área de residência, realize os testes rápidos de forma anônima, gratuita e sigilosa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Resolve.
Os testes realizados ajudam no diagnóstico precoce, essencial para interromper a transmissão de doenças como o HIV, sífilis e hepatites, que muitas vezes não apresentam sintomas evidentes. A Prefeitura também oferece acompanhamento médico e tratamento imediato para os casos diagnosticados, com apoio contínuo para quem precisa.
Posts Relacionados

PM prende quatro homens em ocorrências policiais em cidades do Vale do Paraíba

Calçada de 130 km para romeiros na Dutra: veja o que se sabe sobre projeto até Aparecida

Chuva mata oito bovinos, alaga casa e provoca deslizamento em rodovia no Vale do Paraíba
