Transporte público na região tem queda de movimento por conta do coronavírus

A redução de estudantes foi de 45% e de idosos 20%

Escrito por: Bruna Caroline2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
Divulgação/PMSJC/Claudio Vieira
Para combater a disseminação do coronavírus, as empresas de ônibus têm adotado medidas mais intensas de higienização (Divulgação/PMSJC/Claudio Vieira)

As empresas de ônibus responsáveis pelas linhas de transporte público na RMVale informaram uma queda de movimento dos usuários nesta semana. A redução de estudantes foi de 45%, o que está relacionado a suspensão das aulas na região. Já a redução dos usuários idosos foi menor do que o esperado, dado que eles pertencem ao grupo de risco do coronavírus. A redução de passageiros idosos nos ônibus foi de apenas 20%.

Para combater a disseminação do coronavírus, as empresas de ônibus têm adotado medidas mais intensas de higienização. Em São José dos Campos, a Maringá e Joseense passaram a fazer a limpeza dos ônibus a cada viagem. A Sans Pena tem distribuído kits de álcool em gel para uso pessoal dos colaboradores e álcool para higienização dos veículos.

Em Taubaté, a ABC Transportes também aderiu a higienização dos ônibus a cada viagem, bem como, ações de conscientização. Em Jacareí, a JTU também adotou um protocolo rígido de limpeza diária dos ônibus.

A assessoria das empresas informou ainda que até o momento não houve alteração da grade de horários nem da quantidade de ônibus nas ruas. As empresas, juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Saúde, seguem monitorando a situação a cada 12h e tomando as decisões em conjunto.

A orientação para os usuários do transporte público é que mantenham os vidros dos ônibus abertos e evitem contatos físicos.

Viagens intermunicipais

As empresas de transporte rodoviário intermunicipal também têm adotado medidas de contenção do coronavírus. A Pássaro Marron informou que está sendo realizada a higienização dos ônibus ao final de cada viagem, bem como, dos totens de autoatendimento e guichês. Além disso, para os clientes que preferirem não viajar, a empresa não está cobrando para cancelamento ou transferência das passagens.

Tags:CoronavírusdestaquerotativoPublicado em: