Tubarão encalha na Praia do Perequê em Ilhabela
Animal foi devolvido ao mar pela população

Um tubarão-azul encalhou na Praia do Perequê em Ilhabela no último sábado (20).
+Leia mais notícias da RM Vale
+Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FZRHExhymUn5bSqNIKqHyG
O animal foi devolvido ao mar pela própria população e a Defesa Civil foi reportada sobre o caso. Pescadores locais afirmam que a presença da espécie é comum do outro lado da Ilha, parte voltada ao mar aberto.
De acordo com o Instituto Argonauta, a espécie pode medir até quatro metros de comprimento e se alimenta de lulas, peixes ósseos formadores de cardume,caranguejos e aves marinhas .“Eles fazem parte da fauna marinha e felizmente, tivemos poucos incidentes envolvendo tubarões nos últimos 30 anos, apenas dois. É uma espécie que não ocorre na costa, é um tubarão de mar aberto. Ele encalhou devido às condições de saúde, ou devido a interação antrópica com arte de pesca. É uma espécie que precisa nadar para manter a respiração, o que também pode ter contribuído para o encalhe”, comenta o oceanólogo e presidente do Instituto Argonauta.
O tubarão-azul é uma espécie vulnerável, considerada “Quase Ameaçada” segundo a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN sigla em inglês). A espécie sofre pressão pelo tipo de pesca de espinhel, ou seja, um aparelho de pesca que funciona de forma passiva, com a utilização de iscas para a atração dos peixes.
Posts Relacionados


Ecomuseu CSJ realiza Mutirão no Dia Mundial da Limpeza no Jardim Pararangaba

Semana Nacional do Trânsito tem ações educativas nas rodovias do Vale do Paraíba
