Ubatuba realiza treinamento para soltar baleias presas
Equipe resgatou, em 2021, três Jubartes

Com o objetivo de aperfeiçoar continuamente as técnicas para soltar baleias presas em redes, a convite do Centro de Mamíferos Aquáticos do ICMBio, o Instituto Argonauta participou de um treinamento no Laboratório Hiebert (Hiebert Lab) do Centro de Estudos Costeiros (Center for Coastal Studies – CCS) em Massachusetts (EUA).
+ Leia mais notícias do Litoral Norte
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O treinamento foi dividido entre teoria e prática. No mar, foi possível simular as técnicas e protocolos de segurança desenvolvidos para o desemalhe de baleias com a equipe MAER – reconhecida como líder mundial no resgate de baleias.
A bióloga Carla Beatriz Barbosa representou o Instituto de Ubatuba na ocasião. “Foi muito emocionante poder participar do desemalhe, mesmo que parcial, de um filhote de baleia-Jubarte, e de uma tartaruga de couro”, comentou.
O emalhe é uma das ameaças mais significativa ao bem-estar dos cetáceos e um obstáculo à recuperação de algumas populações de baleias ameaçadas. O desemalhe de uma baleia é uma atividade extremamente arriscada que precisa ser feita, seguindo protocolos específicos que, no Brasil, estão sendo regulamentados.
A atividade somente deve ser realizada por uma equipe técnica capacitada e treinada para evitar ao máximo o risco a vida da equipe de salvamento. A capacitação e o uso de equipamentos corretos e adequados para este tipo de operação é muito importante para o sucesso da atividade.
Histórico de desemalhe
O Instituto Argonauta atua em todo litoral norte do Estado de São Paulo, e tem em seu histórico ocorrências e ações de sucesso na região envolvendo o desemalhe de animais marinhos, tendo participado de capacitações junto ao ICMBio nos últimos anos, contando com uma equipe treinada e capacitada para as ações.
Somente no ano de 2021, foram três Jubartes desemalhadas pela equipe do Argonauta. Uma das ocorrências aconteceu na região do Parcel de Itapecerica em Ilhabela, e contou com o apoio da equipe do VIVA Instituto Verde Azul. Na ocasião, no primeiro dia do mês de agosto, o Instituto foi acionado por pescadores e, uma equipe devidamente treinada para esse tipo de atividade, se dirigiu até o local com equipamentos de desemalhe em um bote específico para esta finalidade. Na região conhecida como Borrifos, a baleia estava completamente envolta por uma rede de espera. A equipe conseguiu realizar o desemalhe, removendo 95% da rede do corpo do animal.
Posts Relacionados

São José Esporte Clube disponibiliza cadastro facial para entrada no Estádio Martins Pereira

Vale Rodeio Show deve atrair mais de 100 mil pessoas em São José

BAEP prende homem procurado por estupro de vulnerável em Pindamonhangaba
